O LIVRE-ARBÍTRIO DA VONTADE E A LIBERDADE COMO AÇÃO POLÍTICA CONFIGURADAS NAS OBRAS DE SANTO AGOSTINHO E HANNAH ARENDT

Auteurs-es

  • Antonio Augusto Nogueira Matias FAJE

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2022v13n25p257-276

Mots-clés :

Liberdade, Livre-arbítrio, Natalidade, Política, Totalitarismo

Résumé

O presente texto trata do tema liberdade a partir dos pensamentos de Santo Agostinho e de Hannah Arendt e tem como propósito estabelecer a diferença conceitual e a relação existente entre os dois pensadores no que diz respeito ao ato de ser livre. Em Santo Agostinho, quando sistematiza a concepção de liberdade no século V em meio ao debate com os maniqueus e o pelagianismo e Hannah Arendt, quando apresenta o totalitarismo hitleriano e a percepção de que o conceito de livre-arbítrio agostiniano - não é suficiente para explicar a liberdade no século XX.  Neste artigo, encontramos duas concepções do que é ser livre, mas não as consideramos antagônicas, apenas duas maneiras de compreender o que é liberdade em épocas distintas, considerando que o livre-arbítrio agostiniano fala da escolha íntima e pessoal que fazemos e a liberdade arendtiana significa ação coletiva dos homens no espaço público, ou seja, liberdade política.

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Antonio Augusto Nogueira Matias, FAJE

Doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE e graduado em Filosofia pela memsa faculdade. Mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas. E-maisl: augustonmatias@gmail.com. 

Téléchargements

Publié-e

2022-07-16

Comment citer

Matias, A. A. N. . (2022). O LIVRE-ARBÍTRIO DA VONTADE E A LIBERDADE COMO AÇÃO POLÍTICA CONFIGURADAS NAS OBRAS DE SANTO AGOSTINHO E HANNAH ARENDT. Sapere Aude, 13(25), 257–276. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2022v13n25p257-276

Numéro

Rubrique

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT