TANGO: BAILE DOS CORPOS DÓCEIS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n20p856-861Parole chiave:
Filosofia, Tango argentino, Dança, ArteAbstract
Para mim é uma grande alegria escrever sobre um belo livro que tive o privilégio de ler com antecedência. Trata-se de um ensaio que acaba de sair do forno e que tem como foco um gênero musical muito importante para a cultura argentina e é um presente para a humanidade: o Tango. Gênero musical apresentado com muito cuidado por Rafael Leopoldo, através de sua escrita que se fundamente e perpassa a psicologia, a antropologia e, principalmente, a filosofia francesa. Além disso, do início ao fim encontramos a sua paixão pela cultura e pela arte da música. Sua exposição ensaística é rica em detalhes da história da Argentina do século XIX e XX e dos hibridismos ocorridos na história da música tangueira com toda sua força rizomática. Em um primeiro momento, por exemplo, é analisado todo um período erótico e político do tango nos prostíbulos e lugares periféricos. Destes lugares, ademais, foram reconhecidas outras artes no século XIX e XX, não por convencimento, mas por persuasão ganharam notoriedade após o seu nascimento.Tango; Baile dos Corpos Dóceis é um livro que muito tem a contribuir para a literatura filosófico-musical e em especial, a literatura tangueira.
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