LEITURA E ESCRITA NA FILOSOFIA
Estratégias dialógico-discursivas para o início da graduação - uma proposta de letramento acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2024v15n29p527-545Keywords:
Leitura e Escrita, Estratégias Dialógico-Discursivas, Letramento AcadêmicoAbstract
Este artigo apresenta uma discussão a respeito das estratégias dialógico-discursivas para o início da graduação - uma proposta de letramento acadêmico em uma disciplina curricular do curso de Filosofia: leitura e escrita. Esse campo disciplinar considerado como prática sociocultural, quando inserido no contexto universitário, vai além do simples desenvolvimento de habilidades linguísticas, tornando-se uma experiência integrada na construção do conhecimento e na conexão crítica com o mundo. Na esfera universitária, a leitura e escrita de textos demandam habilidades específicas, como a compreensão do discurso alheio, análise crítica, síntese de informações e construção de argumentos fundamentados, além da percepção das nuances das citações. Além disso, a capacidade de compreender e produzir textos fora do ambiente acadêmico é essencial para uma participação eficaz na sociedade, sendo crucial em várias áreas da vida profissional, pessoal e sociocultural.
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