CRISE DA ARTE E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM THEODOR ADORNO E VILÉM FLUSSER

Autori

  • Bruno Luciano de Paiva Silva Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p289-300

Parole chiave:

Crise da arte, experiência estética, cultura de massas, Vilém Flusser, Theodor Adorno

Abstract

O escopo do presente trabalho consiste em abordar o tema da crise da arte e suas consequências para a experiência estética em Theodor Adorno e Vilém Flusser. Assim, o trabalho se divide em dois momentos: (1) abordaremos, inicialmente em Adorno, o tema da crise da arte a partir das ideias de desartificação da arte e indústria cultural, para, em seguida, analisar as suas consequências para a experiência estética e suas possíveis alternativas para a crise da arte; (2) no segundo momento, veremos que o tema da crise da arte, em Flusser, está relacionado com a ideia de cultura de massa. Mostraremos as consequências que a crise da arte provoca, na perspectiva de Flusser, para a experiência estética e apontaremos, ainda, possíveis saídas para a crise da arte.

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Biografia autore

Bruno Luciano de Paiva Silva, Centro Universitário Newton Paiva

Doutorando em Filosofia pela UFMG. Mestre em Filosofia pela FAJE. Graduado em Filosofia pela PUC Minas. Professor de Filosofia e Sociologia do Centro Universitário Newton Paiva. E-mail: brunopaiva1818@gmail.com

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Pubblicato

2025-07-18

Come citare

Paiva Silva, B. L. de. (2025). CRISE DA ARTE E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM THEODOR ADORNO E VILÉM FLUSSER. Sapere Aude, 16(31), 289–300. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p289-300

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT