A DESCONSTRUÇÃO E O OUTRO-ESTRANGEIRO
Da naturalização de uma sub-humanidade à forçagem dos direitos humanos a um novo cosmopolitismo e à redefinição do ético-político-´jurídico no mundo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p63-82Palavras-chave:
Derrida, desconstrução, estrangeiro, hospitalidade, imigrantesResumo
O artigo pretende tratar da questão do estrangeiro no pensamento da desconstrução, particularmente do outro-imigrante, e de suas implicações na reflexão derridiana sobre o ético, o político e o jurídico. Em relação à ética, pensaremos a hospitalidade, um quase-conceito não-antropológico que se apresenta como um imperativo das relações com o outro, devendo-se distinguir entre hospitalidade condicional e hospitalidade incondicional, distinção essa imprescindível, para Derrida, na reorientação do direito internacional contemporâneo. Também nos debruçaremos sobre a criação das cidades-refúgio, um experimento prático portador de uma nova forma de pensar a cidade além dos fundamentos políticos da modernidade, calcados na soberania dos Estados e na definição do humano como cidadão. Defendo que é através dessas reformulações do ético, do político e do jurídico – cuja forçagem se dá com o problema das imigrações – que Derrida vê a emergência de um novo cosmopolitismo e de uma solidariedade internacional do que ele denomina “os amigos da democracia”.
Downloads
Referências
BENVENISTE, Émile. Vocabulaire des institutions indo-européennes: Economie, parenté, société. Paris, Les éditions de Minuit, 1969.
CELAN, Paul. Obras completas. José Luis Reina Palazón. Madrid, Editorial Trotta, 1999.
DERRIDA, Jacques. Schibboleth. Paris, Éditions Galileé, 1986.
DERRIDA, Jacques. Spectres de Marx. Paris, Galilée, 1993.
DERRIDA, Jacques. Cosmopolites de tous le pays, encore un effort!. Paris, Galilée, 1997.
DERRIDA, Jacques. Adieu à Emmanuel Lévinas. Paris, Galilée, 1997a.
DERRIDA, Jacques. Hospitalité I (1995-1996). Paris, Éditions du Seuil, 2001.
DERRIDA, Jacques. Une certaine possibilité impossible. Dire l'événement, est-ce possible?. Paris, L'Harmattan, 2001b.
DERRIDA, Jacques. Papier Machine. Paris, Galilée, 2001c.
DERRIDA, Jacques; STIEGLES, Bernard. Ecographies of television. Cambridge, Polity Press, 2002.
HANNA, Arendt. A origem do totalitarismo. Roberto Raposo. São Paulo, Companhia de bolso, 1989.
LLEVADOT, Laura. Democracia y soberanía. Barcelona, Gedisa, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.