SOB A ÓTICA DA MÁSCARA
A INTRODUÇÃO DO LUXO NOS ESPETÁCULOS E SUA CONFIGURAÇÃO NA FESTA DO BUMBA-MEU-BOI DO MARANHÃO, A PARTIR DO PENSAMENTO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p249-266Palabras clave:
Rousseau, máscara, espetáculos, festa, bumba-meu-boi do MaranhãoResumen
O presente artigo tem por objetivo, analisar o pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau, no século XVIII, acerca da introdução do luxo nos espetáculos. Trata-se de uma temática oriunda de outro aspecto da filosofia rousseauniana, que tem como pano de fundo a relação entre ser e parecer. Para este texto nos detemos especificamente, sobre a relação entre o ser humano e a cultura, a fim de analisar se a introdução do luxo nos espetáculos, criticada por Rousseau, tem a possibilidade de reverberar na festa do bumba-meu-boi do Maranhão. Em vista de alcançar a finalidade a qual nos propomos, faremos uso de revisão bibliográfica, tendo como principais fontes, algumas obras do filósofo, dentre as quais, a Carta a d’Alembert sobre os espetáculos, e acerca da festa do bumba-meu-boi do Maranhão, fazemos uso do Dossiê do Iphan, e de teóricos como Américo Azevedo Neto, Carolina Martins, Lady Selma Albernaz, Sérgio Ferreti, dentre outros.
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