Beauvoir explica: o fenômeno da reificação das mulheres na mídia brasileira

Autori

  • Djamila Ribeiro Universidade Federal de São Paulo

Abstract

A comunicação foi apresentada em junho de 2011, por ocasião de The Nineteenth International Conference of the Simone de Beauvoir Society, ocorrido na Universidade de Eugene, Oregon, EUA. Diversos pesquisadores de todas as partes do mundo ali discorreram sobre pontos de vistas diferenciados acerca de tópicos atuais acerca do pensamento de Simone de Beauvoir. O rabalho tratou do tópico“Beauvoir Explains: The Phenomenon of ‘Fruits Women’ in Brazilian Media and the Role of the Midiatic Pimps”.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Djamila Ribeiro, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo. Membro fundadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero, Raça e Sexualidade (MAPÔ) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo

Riferimenti bibliografici

BEAUVOIR, Simone. O Segundo sexo – fatos e mitos; tradução de Sérgio Milliet. 4 ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1980.

BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo – a experiência vivida; tradução de Sérgio Millet. 4 ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1980.

BEAUVOIR: Simone. Por uma moral da ambigüidade; tradução de M.J. de Moraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada – ensaio de ontologia fenomenológica; tradução de Paulo Perdigão. Petropólis, RJ: Vozes, 1997.

NYE, Andrea. Teoria feminista e as filosofias do homem. São Paulo: Editora Rosa dos Tempos, 1995.

Simone de Beauvoir & os feminismos do século XX (Corrêa, 1999); Cadernos Pagu, vol. 12.

SCOTT, Joan Wallach “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, nº 2, jul./dez, 1995.

SIMONS, Margaret A. Beauvoir and the second sex: feminism, race, and the origins of existentialism. Boston: Rowman & Littlefield Publishers, 1999.

Pubblicato

2013-02-08

Come citare

Ribeiro, D. (2013). Beauvoir explica: o fenômeno da reificação das mulheres na mídia brasileira. Sapere Aude, 3(6), 489–492. Recuperato da https://periodicos.pucminas.br/SapereAude/article/view/4766

Fascicolo

Sezione

COMUNICAÇÕES/COMUNICATIONS