Derrida, Levinas e Ricoeur: leituras francesas sobre a metáfora em nietzsche
Abstract
Este artigo apresenta algumas considerações sobre o lugar que os enunciados metafóricos ocupam no discurso da filosofia francesa contemporânea. Primeiro mostraremos a divergência na interpretação de uma tese nietzschiana acerca da metáfora intuitiva originária, depois colocaremos como exemplo a leitura crítica que Derrida faz do projeto de Levinas. Esses enunciados constituem o modo levinasiano de abordar a filosofia, sendo parte de uma crítica à ontologia e à tradição filosófica grego-ocidental. Tendo como base o artigo Violência e Metafísica, em que Derrida faz uma leitura hiperbólica, mas não infiel, do projeto ético de Levinas, pretende-se mostrar algumas possibilidade da intersecção entre discurso metafórico e discurso especulativo a partir de Paul Ricoeur. Procuramos expor também as dificuldades de uma ética fenomenológica conflitiva com a ontologia ocidental.
This article presents some considerations about the place they occupy in the metaphorical discourse of contemporary French philosophy. First show the divergence in the interpretation of a thesis on Nietzsche's intuitive metaphor originated, then put as an example the critical reading Derrida Levinas's project. These statements are the way to address levinasiano philosophy, being a critical part of the ontology and the Greek-Western philosophical tradition. Based on the article Violence and Metaphysics, in which Derrida makes a reading hyperbolic, but not untrue, of Levinas's ethical project, we intend to show some possibility of intersection between discourse metaphorical and speculative discourse from Paul Ricoeur. We seek also expose the difficulties of a phenomenological ethics conflicted with western ontology.
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