Derrida e a oscilação do real
Abstract
O objetivo desse artigo consiste em apresentar em primeiro lugar uma leitura crítica do conceito de “hiper-realismo” tal como é analisado em seu artigo “Por amor às coisas mesmas: o hiper-realismo de Derrida”. Em segundo lugar, buscamos interpretar como a questão da realidade é descrita na obra de Derrida. Para tanto, concentraremos nossos esforços em estudar um de seus textos mais significativos: Éperons: les styles de Nietzsche, no qual a grande influência do pensamento de Nietzsche é bem mais assumida.Downloads
References
BREDELKAMP, Horst. Hyperrealism – one step beyond. Tate Museum Publishers, UK, 2006.
. CAPUTO, John D. “On Realism”. Social Semiotics, vol. 11, no. 1 (2001).
. CAPUTO, John D. “Por amor às coisas mesmas: o hiper-realismo de Derrida”. In: DUQUE-ESTRADA, Paulo Cesar (org.). As margens: a propósito de Derrida. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Edições Loyola, 2002.
. CAPUTO, John D. The prayers and tears of Jacques Derrida: religion without religion. Indiana: University Press, 1997.
. CHASE, Linda. The Not-So-Innocent Eye: Photorealism in context. Harry N. Abrams Inc, New York, 2002.
. CRAGNOLINI, Mónica. Derrida, um pensador del resto. Buenos Aires: Ediciones La Cebra, 2007.
. CRAGNOLINI, Mónica. Moradas nietzscheanas. Del mismo, del otro y del “entre”. Buenos Aires: Ediciones La Cebra, 2006.
. DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. São Paulo: Editora Iluminuras, 1997.
. DERRIDA, Jacques. A voz e o fenômeno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994
. DERRIDA, Jacques. Adeus a Emmanuel Lévinas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.
. DERRIDA, Jacques. Da gramatologia. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.
. DERRIDA, Jacques. Esporas: os estilos de Nietzsche. Rio de Janeiro: Editora NAU, 2013.
. DERRIDA, Jacques. Estados-da-alma da psicanálise: o impossível para além da soberana crueldade. São Paulo: Editora Escuta, 2001a.
. DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Campinas: Papirus, 1991.
. DERRIDA, Jacques. Memórias de cego: o auto-retrato e outras ruínas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
. DERRIDA, Jacques. Donner la mort. Paris: Galilée, 1999.
. DERRIDA, Jacques. O monolinguismo do outro ou a prótese de origem. Porto: Campo das Letras Editores, 2001b.
. DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2001c.
. DERRIDA, Jacques. “This strange institution called literature”. In: Acts of literature, edited by Derek Attridge. New York, London: Routledge, 1992.
. DUQUE ESTRADA, Elizabeth Muylaert. “A literatura é a coisa mais interessante do mundo, talvez mais interessante que o mundo”, onde a autora trabalha de modo cuidadoso a questão da “interessância” da literatura à obra de Derrida (disponível em: http://www.confrariadovento.com/revista/numero11/ensaio04.htm).
. DUQUE-ESTRADA, Paulo Cesar. Às margens: a propósito de Derrida. Rio de Janeiro, São Paulo: Ed. PUC-Rio, Edições Loyola, 2002.
. HADDOCK-LOBO, Rafael. “Aporía de la experiencia – experiencia de la aporia” (em “Instantes y azares – escrituras nietzscheanas”. Año XII, Nro. 10, otoño de 2012. Buenos Aires.
. HADDOCK-LOBO, Rafael. Derrida e o labirinto de inscrições. Porto Alegre: Editora Zouk, 2008.
. HADDOCK-LOBO, Rafael. Para um pensamento úmido: a filosofia a partir de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: Editora NAU, 2011.
. NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das letras, 2001a.
. NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
. NIETZSCHE, Friedrich. O livro do filósofo São Paulo: Centauro Editora, 2001b.
. PEREIRA, Rômulo Martins. “A reconstrução da ‘Dedução Transcendental’ de Immanuel Kant: uma leitura da edição (A) a partir de Kemp Smith”, (Rio de Janeiro: PPGF-UFRJ, 2013).
. PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. São Paulo: Companhia das Letras,1999.
. ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
. THOMPSON, Graham. American Culture in the 1980's. Edinburgh University Press, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?
