CUIDADO DE SI, PRÁTICAS DE SI CONTEMPORÂNEAS E DISCURSOS DE AUTOAJUDA: UMA LEITURA FOUCAULTIANA

Autori

  • Estéfani Dutra Ramos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" / UNESP- Presidente Prudente.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2016v7n13p240

Parole chiave:

Cuidado de si, Práticas de si, Governo de si, Ascese, Autoajuda.

Abstract

A proposta deste artigo é refletir sobre os vínculos existentes entre os temas do cuidado de si, das práticas de si contemporâneas e das influências dos discursos de autoajuda na formação das subjetividades. Partindo das leituras de Foucault sobre o cuidado de si e da sua volta aos filósofos antigos para compreender tal tema, nosso objetivo é evidenciar a aproximação da ideia de cuidado de si a práticas de si contemporâneas expressas em um conjunto de habilidades, atitudes e comportamentos a que os sujeitos se submetem com o intuito de serem felizes e bem sucedidos. Nessa esfera, tais práticas estariam, segundo Foucault, muito distantes do cuidado de si pensado, por exemplo, na filosofia socrática, platônica ou estoica em que o cuidado era exercido como condição ao desenvolvimento das virtudes visando não estritamente o aprimoramento de si, mas o cuidado com o outro. Pensado nos dias de hoje, esse cuidado é praticado por meio do autoconhecimento e do auto exercício que são imprescindíveis ao investimento que o indivíduo deve fazer sobre si na busca daquilo que é compreendido como sucesso profissional e felicidade. Obviamente, tais ações são motivadas por discursos que, além de auxiliarem no aprimoramento do eu, influenciam diretamente na formação das subjetividades. É nesse sentido que os discursos de autoajuda transformam o ideal de cuidado de si em práticas de si extremamente individualizadas. Diante do exposto, nosso interesse é analisar como Foucault delineia a noção de “cuidado de si” para pensarmos, por fim, como esse cuidado é assumido pelos discursos de autoajuda que o reduzem a técnicas de si que incidem, por ora, na formação de subjetividades cujo êxito é o fim a ser perseguido pelos indivíduos em nossa contemporaneidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Estéfani Dutra Ramos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" / UNESP- Presidente Prudente.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP- Presidente Prudente. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP- Presidente Prudente.

Pubblicato

2016-06-21

Come citare

Dutra Ramos, E. (2016). CUIDADO DE SI, PRÁTICAS DE SI CONTEMPORÂNEAS E DISCURSOS DE AUTOAJUDA: UMA LEITURA FOUCAULTIANA. Sapere Aude, 7(13), 240–255. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2016v7n13p240

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER