A LIBERDADE HUMANA E O PROBLEMA DO MAL: O PENSAMENTO TRÁGICO DE DOSTOIÉVSKI

Autores

  • Carlos Antonio de Sousa Coutinho Faculdade Católica Rainha do Sertão - FCRS

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p755

Palavras-chave:

Dostoiévski, Liberdade, Mal, Antropologia, Pensamento Trágico

Resumo

Um particular e relevante capítulo da filosofia contemporânea é, sem sobra de dúvidas, o da história das interpretações filosóficas das obras do romancista russo Fiódor Dostoiévski. A presente pesquisa desenvolve uma investigação sobre algumas das ideias filosóficas fundamentais presentes nos romances do escritor russo como relevantes paradigmas interpretativos do pensamento filosófico contemporâneo a partir do século XX. Para alcançar tal escopo propõe-se uma leitura dialética de algumas das suas principais obras, entendida no sentido de fazer irromper no horizonte da filosofia e da antropologia as muitas e decisivas questões que os personagens dostoievskianos põem a si mesmos e uns aos outros, indagando qual seja a sua ideia sobre o homem, sobre a liberdade e sobre o mal, tendo como fio condutor de toda a investigação a sua concepção de “pensamento trágico”. Considera-se assim a possibilidade de que a filosofia possa também “habitar” espaços diferentes daqueles “canonicamente” delimitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Antonio de Sousa Coutinho, Faculdade Católica Rainha do Sertão - FCRS

Mestre em Filosofia pela Pontificia Università San Tommaso D'Aquino - ANGELICUM, de Roma/IT (2008). Curso Especial de Formação Pedagógica em Filosofia em Nível de Licenciatura Plena. Bacharelado em Teologia. Especialização em Filosofia e Teoria do Direito pela PUC Minas (em andamento). Professor dos cursos de Bacharelado em Filosofia, Teologia e Direito da Faculdade Católica Rainha do Sertão - FCRS, Quixadá/CE, desde 2008. Atua nas áreas de Antropologia Filosófica, Ética e Filosofia da Religião.

Downloads

Publicado

2016-01-03

Como Citar

Coutinho, C. A. de S. (2016). A LIBERDADE HUMANA E O PROBLEMA DO MAL: O PENSAMENTO TRÁGICO DE DOSTOIÉVSKI. Sapere Aude, 6(12), 755. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p755

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT