Retórica, Educação e Política no Renascimento Italiano

Auteurs-es

  • Helton Machado Adverse UFMG

Résumé

O presente artigo examina alguns aspectos das relações entre retórica e política no humanismo italiano do Renascimento. Dentre as várias possibilidades de tratamento do tema, escolheu-se tomar por referência o projeto educativo humanista, isto é, os chamados studia humanitatis pela seguinte razão: ao conferir um lugar de destaque ao ensino da retórica em sua “grade curricular”, os humanistas dão vazão a seu anseio de reforma da vida moral e política ao mesmo tempo em que manifestam uma concepção do político afeita à tradição da retórica clássica.

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Biographie de l'auteur-e

Helton Machado Adverse, UFMG

Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil(2003)
Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais , Brasil

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Publié-e

2011-12-15

Comment citer

Adverse, H. M. (2011). Retórica, Educação e Política no Renascimento Italiano. Sapere Aude, 2(4), 8–19. Consulté à l’adresse https://periodicos.pucminas.br/SapereAude/article/view/2825

Numéro

Rubrique

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER