A FORÇA POLÍTICA DO LUTO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p83-104Palavras-chave:
Antígona; Gênero; Sexo; Luto; Butler.Resumo
O presente trabalho vale-se da personagem Antígona, de Sófocles, para realizar o deslizamento do gênero contranormativo para uma vivência do luto como ferramenta política para além da melancolia. Na personagem, o luto transmuda-se como categoria potencial de luta: de fato, a condição de enlutável define em vida o modo como criaturas são tratadas. A pesquisa alinha-se à tese butleriana no sentido de que a distribuição igualitária do direito ao luto exige a garantia universal de condições sociais, econômicas e políticas para que todas as vidas sejam igualmente reconhecidas como vidas. Para a realização deste trabalho, utilizamo-nos de amplo arsenal bibliográfico de Judith Butler, assim como de artigos/ensaios de seus comentadores
Downloads
Referências
BUTLER, J. O clamor de Antígona: parentesco entre a vida e a morte. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
BUTLER, J. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Tradução de Andreas Lieber; revisão técnica Carla Rodrigues 1ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019d.
BUTLER, J. Quadros de guerra: Quando a vida é passível de luto?. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
Os sentidos do sujeito. Coordenação da tradução Carla Rodrigues – 1ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
RODRIGUES, C. Antígona, lei do singular, lei no singular. Sapere Aude [Online], v.3, n.5, p. 32-54, 2012.
RODRIGUES, C. O luto entre clínica e política: Judith Butler para além do gênero. –1 ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
SÓFOCLES. Antígona. Tradução de Millôr Fernandes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.