INTERPRETAÇÕES DA RELAÇÃO DE SAPIÊNCIA TEORÉTICA E SABEDORIA PRÁTICA NO LIVRO VI DA ÉTICA A NICÔMACO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p363-383

Palabras clave:

sabedoria prática, teoria, Aristóteles, bem, razão

Resumen

Este trabalho buscará indicar o caminho histórico e os fundamentos das noções de sapiência e sabedoria prática no Livro VI da Ética a Nicômaco de Aristóteles, no qual os usos teorético e prático da razão foram distinguidos e ordenados sob a primazia do primeiro e com harmonia entre eles na Grécia clássica, e daí em diante seguem a exercer influência sobre o pensamento ocidental. Buscaremos demonstrar que o sentido dessa distinção, no conjunto das obras de Aristóteles, não se pode confundir com as distintas hipóteses hermenêuticas e críticas que até nossos dias se formulam a seu respeito. Este trabalho tentará refutar a polêmica tese hermenêutica da objeção aristotélica à filosofia de Platão, por ser contrária à evidência textual da recepção de muitas instâncias do Platonismo na Ética de Aristóteles. Apontar-se-ão as ordens de fundamentação dos conceitos de sabedoria e razão práticas: a antropologia dos elementos da alma, dos tipos de caráter e a relação entre razão e desejo; a metafísica teleológica da reinterpretação da noção platônica do Bem segundo a categoria da causalidade final; o exame da validade dos tipos de vida e dos atos individuais no horizonte linguístico da sociedade política. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Fulgêncio Vieira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Teoria do Direito pela PUC Minas; Bacharel em Direito e em Filosofia pela mesma Universidade. E-mail: guilhermefv@hotmail.com.

Citas

ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco. Ed. bilíngue y traducción María Araujo y Julián Marías. Madrid, España: Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2018, libro VI, p. 89-101.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Livro eletrônico. Tradução, textos adicionais e notas de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2020.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 4. ed. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: UnB, 2001.

ARISTÓTELES. Metafísica: texto em grego com tradução de Giovanni Reale. Tradução de Marcelo Perine. Vol. II – texto grego com tradução ao lado. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

AUBENQUE, Pierre. A prudência em Aristóteles. Tradução Marisa Lopes. 2. ed. São Paulo: Discurso Editorial, 2008.

BERTI, Enrico. Estrutura e significado da Metafísica de Aristóteles. Organizado por Ignazio Yara. Trad. José Bertolini. São Paulo: Paulus, 2012. – (Coleção Philosophica).

BERTI, Enrico. Novos estudos aristotélicos I: epistemologia, lógica e dialética. Tradução de Élcio de Gusmão Verçosa Filho. São Paulo: Loyola, 2010 (Coleção aristotélica).

BRINGHURST, Robert. A beleza das armas. Ed. bilíngue. Tradução de Júlio Henriques. Lisboa, Portugal: Antígona, 1994 (poema “A canção de Ptahhotep”).

JAEGER, Werner Wilhelm. Aristóteles. Tradução de José Gaos. Mexico: Fondo De Cultura Económica, 2011.

JÁMBLICO. Vida pitagórica y Protréptico. Introducción, taducción y notas Miguel Periago Lorente. Rev. Carlos García Gual. Libro digital. Madrid, España: Editorial Gredos, 2003.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2008.

KIRK, Geoffrey; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, Malcom. Os filósofos pré-socráticos: história crítica com selecção de textos. Tradução de Carlos Alberto Louro Fonseca. 9. ed. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983.

LORENTE, Miguel Periago. Introducción. In: JÁMBLICO. Vida pitagórica y Protréptico. Introducción, taducción y notas Miguel Periago Lorente. Rev. Carlos García Gual. Libro digital. Madrid, España: Editorial Gredos, 2003, p. 171-186.

PEREIRA, S.J., Isidro. Dicionário grego-português e português-grego. 8. ed. Braga, Portugal: Livraria A.I., 1998.

PLATÃO. A república. Introdução, tradução e notas Maria Helena da Rocha Pereira. 9. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.

PLATÃO. Teeteto. Tradução Adriana Manuela Nogueira e Marcelo Boeri. 2. ed. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

PLATÃO. Protágoras. In: Diálogos I: Teeteto: ou do conhecimento; Sofista: ou do ser; Protágoras: ou Sofistas. Tradução, textos complementares e notas de Edson Bini. Bauru, SP: Edipro, 2007. p. 249-320.

REALE, Giovanni. História da filosofia antiga: Platão e Aristóteles. Tradução Henrique Cláudio Lima Vaz e Marcelo Perine. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2002, v. II. (Série História da Filosofia).

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: Antiguidade e Idade Média. Sem trad. 11. ed. São Paulo: Paulus, 2012, vol. 1. (Coleção Filosofia).

REALE, Giovanni. Ensaio introdutório. In ARISTÓTELES, Metafísica. Trad. Marcelo Periné. São Paulo: Loyola, 2005.

TOMÁS DE AQUINO, Santo. Suma teológica: a fé, a esperança, a caridade, a prudência. V. 5. São Paulo: Loyola, 2004 (Questão 47).

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Escritos de filosofia II: ética e cultura. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2004. (Coleção Filosofia, 8).

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002. (Coleção Filosofia, 47).

VEGETTI, Mario. A ética dos antigos. Tradução de José Bortolini. São Paulo: Paulus. 2014 (Coleção cátedra).

WOLF, Ursula. A Ética a Nicômaco de Aristóteles. Tradução de Enio Paulo Giachini. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2013. (Coleção aristotélica).

Publicado

2025-07-18

Cómo citar

Fulgêncio Vieira, G. (2025). INTERPRETAÇÕES DA RELAÇÃO DE SAPIÊNCIA TEORÉTICA E SABEDORIA PRÁTICA NO LIVRO VI DA ÉTICA A NICÔMACO. Sapere Aude, 16(31), 363–383. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p363-383

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT