Uma visão interdisciplinar do ensino de ciências por meio do teatro científico
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2018v7n1p47-67Resumo
Discutir interdisciplinaridade, na escola, é sempre um desafio. É necessário compreender a sua importância real na formação do aluno como cidadão, e como se pode abordá-la para contribuir na referida formação. O presente trabalho tem como objetivo discutir esses pontos, mediante uma ferramenta de ensino usada por professores de ciências, chamada "Teatro Científico". Em uma pesquisa qualitativa, realizou-se uma entrevista semiestruturada com três professores de Química que usam esta ferramenta em diferentes escolas de ensino médio na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, questionando como a interdisciplinaridade é abordada nesses projetos, e como esta ferramenta pode contribuir para o ensino e para a formação cidadã dos alunos envolvidos nos projetos. Por meio da análise de conteúdo, foi possível perceber que o trabalho com o Teatro Cientifico possibilita a aplicação de uma abordagem interdisciplinar. Ressalta-se, também, a contribuição com a formação crítica do aluno, já que ele ou ela exercita diversas habilidades cognitivas, como trabalho em grupo, solidariedade, compromisso e responsabilidade. Apesar disso, várias dificuldades foram percebidas ao se trabalhar com esta ferramenta, nas escolas, devido à falta de cooperação de outros professores. Isso acontece, de acordo com os professores, com qualquer atividade interdisciplinar. Segundo eles, isso é resultado da falta de tempo e de motivação dos professores para o planejamentos de tais atividades, devido ao trabalho em outras instituições, baixos salários, fadiga e outros fatores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-08
Como Citar
BEZERRA, Roseana da Silva; ALVES, Leonardo Alcântara; NUNES, Albino Oliveira. Uma visão interdisciplinar do ensino de ciências por meio do teatro científico. Abakós, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 47–67, 2018. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2018v7n1p47-67. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/15793. Acesso em: 10 set. 2025.
Edição
Seção
Artigos completos / Full papers
Licença
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY