Uma visão interdisciplinar do ensino de ciências por meio do teatro científico

Authors

  • Roseana da Silva Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Leonardo Alcântara Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0003-4650-3140
  • Albino Oliveira Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2018v7n1p47-67

Abstract

Discutir interdisciplinaridade, na escola, é sempre um desafio. É necessário compreender a sua importância real na formação do aluno como cidadão, e como se pode abordá-la para contribuir na referida formação. O presente trabalho tem como objetivo discutir esses pontos, mediante uma ferramenta de ensino usada por professores de ciências, chamada "Teatro Científico". Em uma pesquisa qualitativa, realizou-se uma entrevista semiestruturada com três professores de Química que usam esta ferramenta em diferentes escolas de ensino médio na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, questionando como a interdisciplinaridade é abordada nesses projetos, e como esta ferramenta pode contribuir para o ensino e para a formação cidadã dos alunos envolvidos nos projetos. Por meio da análise de conteúdo, foi possível perceber que o trabalho com o Teatro Cientifico possibilita a aplicação de uma abordagem interdisciplinar. Ressalta-se, também, a contribuição com a formação crítica do aluno, já que ele ou ela exercita diversas habilidades cognitivas, como trabalho em grupo, solidariedade, compromisso e responsabilidade. Apesar disso, várias dificuldades foram percebidas ao se trabalhar com esta ferramenta, nas escolas, devido à falta de cooperação de outros professores. Isso acontece, de acordo com os professores, com qualquer atividade interdisciplinar. Segundo eles, isso é resultado da falta de tempo e de motivação dos professores para o planejamentos de tais atividades, devido ao trabalho em outras instituições,  baixos salários, fadiga e outros fatores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roseana da Silva Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO UERN/IFRN/UFERSA)

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO UERN/IFRN/UFERSA)

Albino Oliveira Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO UERN/IFRN/UFERSA)

Published

2018-11-08

How to Cite

BEZERRA, Roseana da Silva; ALVES, Leonardo Alcântara; NUNES, Albino Oliveira. Uma visão interdisciplinar do ensino de ciências por meio do teatro científico. Abakós, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 47–67, 2018. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2018v7n1p47-67. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/15793. Acesso em: 20 aug. 2025.

Issue

Section

Artigos completos / Full papers