Uma visão interdisciplinar do ensino de ciências por meio do teatro científico
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2018v7n1p47-67Abstract
Discutir interdisciplinaridade, na escola, é sempre um desafio. É necessário compreender a sua importância real na formação do aluno como cidadão, e como se pode abordá-la para contribuir na referida formação. O presente trabalho tem como objetivo discutir esses pontos, mediante uma ferramenta de ensino usada por professores de ciências, chamada "Teatro Científico". Em uma pesquisa qualitativa, realizou-se uma entrevista semiestruturada com três professores de Química que usam esta ferramenta em diferentes escolas de ensino médio na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, questionando como a interdisciplinaridade é abordada nesses projetos, e como esta ferramenta pode contribuir para o ensino e para a formação cidadã dos alunos envolvidos nos projetos. Por meio da análise de conteúdo, foi possível perceber que o trabalho com o Teatro Cientifico possibilita a aplicação de uma abordagem interdisciplinar. Ressalta-se, também, a contribuição com a formação crítica do aluno, já que ele ou ela exercita diversas habilidades cognitivas, como trabalho em grupo, solidariedade, compromisso e responsabilidade. Apesar disso, várias dificuldades foram percebidas ao se trabalhar com esta ferramenta, nas escolas, devido à falta de cooperação de outros professores. Isso acontece, de acordo com os professores, com qualquer atividade interdisciplinar. Segundo eles, isso é resultado da falta de tempo e de motivação dos professores para o planejamentos de tais atividades, devido ao trabalho em outras instituições, baixos salários, fadiga e outros fatores.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I (we) submit the present work, an original and unpublished manuscript, from my (our) authorship, to Abakós - Magazine of Interdisciplinary Studies on Science and Informatics, and I (we) agree that the copyright related to this work will become property of PUC Minas Publisher. No partial or full reproduction is allowed, by any means (printed or electronic), dissociated from Abakós. Any reproduction requires prior written authorization granted by the Editor.
I (we) declare there is no type of interest conflict among the subject theme, author(s), organization(s), institution(s) and person(s).
I (we) recognize that Abakós is licensed under CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).