O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Cálculo Diferencial e Integral: reflexões a partir de uma metanálise
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2018v6n2p21-35Resumo
Neste trabalho, é apresentado um fragmento de uma pesquisa maior cujo objetivo é compreender como vem ocorrendo o uso das tecnologias digitais no ensino de Cálculo, e quais seus impactos nas práticas pedagógicas. Como metodologia de pesquisa, escolheu-se a metanálise, pois se desejava partir de pesquisas já realizadas para chegar a um entendimento do fenômeno investigado. Assim, foram analisados artigos publicados em periódicos nos últimos dez anos. No processo interpretativo e descritivo, emergiram três categorias: (i) recursos de apoio, em que são considerados distintos recursos tecnológicos digitais. (ii) software, em que são consideradas as implicações dos programas no ensino e na aprendizagem. (iii) ensino e tecnologia, em que aborda-se a relação entre os dois aspectos. Os dados obtidos permitem dizer que a inclusão de tecnologias digitais no ensino de Cálculo não é tarefa simples, e que é necessário maior investimento na formação dos professores para que isto ocorra. Por ora, podemos considerar que ainda é necessário avançar em relação às pesquisas sobre o ensino de Cálculo no contexto das tecnologias digitais.Downloads
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Publicado
2018-05-21
Como Citar
FLORES, Jeronimo Becker; LIMA, Valderez Marina do Rosário; MÜLLER, Thaísa Jacintho. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Cálculo Diferencial e Integral: reflexões a partir de uma metanálise. Abakós, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 21–35, 2018. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2018v6n2p21-35. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/16238. Acesso em: 26 abr. 2025.
Edição
Seção
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