A Cultura Afro-Brasileira sob o Enfoque da Etnomatemática: Um Mapeamento Teórico Sobre os Estudos Brasileiros DOI - 10.5752/P.2316-9451.2015v3n2p70

Autores

  • Jackson Luís Santos de Vargas Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2015v3n2p70

Resumo

RESUMO

Esse artigo apresenta um estudo acerca de produções realizadas sob o enfoque da Etnomatemática na cultura afro-brasileira. Objetiva verificar o modo como a cultura afro-brasileira vem sendo abordada em estudos desenvolvidos na perspectiva da Etnomatemática e sob um enfoque interdisciplinar na Educação. Para tanto, realiza um mapeamento teórico com base na busca de artigos no acervo digital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -  CAPES e do site Google Acadêmico. Utilizando-se de determinadas palavras-chave, são selecionados 10 artigos com essa temática e, por meio de sua leitura detalhada, são apontadas convergências e divergências. Evidencia que a maioria dos estudos permanece ao nível de discussões quanto ao não cumprimento da Lei que obriga o ensino das culturas Afro-indígenas, trazendo algumas sugestões para a inclusão das culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas. Aponta que, embora os artigos afirmem a adoção de uma abordagem Etnomatemática, a maioria deles apenas utilizam-na como aporte teórico, sem perceber a Etnomatemática como um método de estudo ou pesquisa.

 

Palavras-chave: Etnomatemática; Cultura Afro-brasileira; Mapeamento na pesquisa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-25

Como Citar

VARGAS, Jackson Luís Santos de; LARA, Isabel Cristina Machado de. A Cultura Afro-Brasileira sob o Enfoque da Etnomatemática: Um Mapeamento Teórico Sobre os Estudos Brasileiros DOI - 10.5752/P.2316-9451.2015v3n2p70. Abakós, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 70–82, 2015. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2015v3n2p70. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2015v3n2p70. Acesso em: 13 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)