A Cultura Afro-Brasileira sob o Enfoque da Etnomatemática: Um Mapeamento Teórico Sobre os Estudos Brasileiros DOI - 10.5752/P.2316-9451.2015v3n2p70
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2015v3n2p70Resumo
RESUMO
Esse artigo apresenta um estudo acerca de produções realizadas sob o enfoque da Etnomatemática na cultura afro-brasileira. Objetiva verificar o modo como a cultura afro-brasileira vem sendo abordada em estudos desenvolvidos na perspectiva da Etnomatemática e sob um enfoque interdisciplinar na Educação. Para tanto, realiza um mapeamento teórico com base na busca de artigos no acervo digital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e do site Google Acadêmico. Utilizando-se de determinadas palavras-chave, são selecionados 10 artigos com essa temática e, por meio de sua leitura detalhada, são apontadas convergências e divergências. Evidencia que a maioria dos estudos permanece ao nível de discussões quanto ao não cumprimento da Lei que obriga o ensino das culturas Afro-indígenas, trazendo algumas sugestões para a inclusão das culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas. Aponta que, embora os artigos afirmem a adoção de uma abordagem Etnomatemática, a maioria deles apenas utilizam-na como aporte teórico, sem perceber a Etnomatemática como um método de estudo ou pesquisa.
Palavras-chave: Etnomatemática; Cultura Afro-brasileira; Mapeamento na pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY