Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas aos Processos de Ensino e de Aprendizagem: percepção de um grupo focal de professores de uma escola do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v5n2p3Abstract
O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre as implicações do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino e de aprendizagem na visão dos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a técnica dos grupos focais com uma pergunta geradora para coletar os dados necessários e realizar as análises subsequentes. Percebeu-se que há falta de preparo dos professores entrevistados para o uso das TIC em sua prática pedagógica, reduzindo-as apenas a um recurso adicional, pouco explorando as suas várias funcionalidades. É necessário, portanto, que a utilização dessas tecnologias pelos professores ultrapasse a dimensão utilitarista e seja incorporada como novas possibilidades educativas. Conclui-se que a subutilização das TIC pelos professores entrevistados é decorrente da falta de conhecimento e preparo para o uso dessas tecnologias como ferramenta didática. Essa limitação precisa ser superada por meio de uma adequada formação docente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I (we) submit the present work, an original and unpublished manuscript, from my (our) authorship, to Abakós - Magazine of Interdisciplinary Studies on Science and Informatics, and I (we) agree that the copyright related to this work will become property of PUC Minas Publisher. No partial or full reproduction is allowed, by any means (printed or electronic), dissociated from Abakós. Any reproduction requires prior written authorization granted by the Editor.
I (we) declare there is no type of interest conflict among the subject theme, author(s), organization(s), institution(s) and person(s).
I (we) recognize that Abakós is licensed under CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
