Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas aos Processos de Ensino e de Aprendizagem: percepção de um grupo focal de professores de uma escola do Maranhão

Autores

  • Vicente Henrique de Oliveira Filho Licenciado em Ciências e Pedagogia. Mestre em Educação em Ciências e Matemática
  • Gilberto Tavares dos Santos
  • Celina Aparecida Almeida Pereira Abar

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v5n2p3

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre as implicações do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino e de aprendizagem na visão dos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a técnica dos grupos focais com uma pergunta geradora para coletar os dados necessários e realizar as análises subsequentes. Percebeu-se que há falta de preparo dos professores entrevistados para o uso das TIC em sua prática pedagógica, reduzindo-as apenas a um recurso adicional, pouco explorando as suas várias funcionalidades. É necessário, portanto, que a utilização dessas tecnologias pelos professores ultrapasse a dimensão utilitarista e seja incorporada como novas possibilidades educativas. Conclui-se que a subutilização das TIC pelos professores entrevistados é decorrente da falta de conhecimento e preparo para o uso dessas tecnologias como ferramenta didática. Essa limitação precisa ser superada por meio de uma adequada formação docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

OLIVEIRA FILHO, Vicente Henrique de; SANTOS, Gilberto Tavares dos; ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira. Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas aos Processos de Ensino e de Aprendizagem: percepção de um grupo focal de professores de uma escola do Maranhão. Abakós, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 3–15, 2017. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2017v5n2p3. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2017v5n2p3. Acesso em: 19 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers