Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas aos Processos de Ensino e de Aprendizagem: percepção de um grupo focal de professores de uma escola do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v5n2p3Resumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre as implicações do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino e de aprendizagem na visão dos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a técnica dos grupos focais com uma pergunta geradora para coletar os dados necessários e realizar as análises subsequentes. Percebeu-se que há falta de preparo dos professores entrevistados para o uso das TIC em sua prática pedagógica, reduzindo-as apenas a um recurso adicional, pouco explorando as suas várias funcionalidades. É necessário, portanto, que a utilização dessas tecnologias pelos professores ultrapasse a dimensão utilitarista e seja incorporada como novas possibilidades educativas. Conclui-se que a subutilização das TIC pelos professores entrevistados é decorrente da falta de conhecimento e preparo para o uso dessas tecnologias como ferramenta didática. Essa limitação precisa ser superada por meio de uma adequada formação docente.
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