Por que existe o dia e a noite? Uma proposta de ensino interdisciplinar em museu interativo

Autores

  • Diego de Vargas Matos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana Lúcia Purper Thiele Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • José Luis Ferraro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2018v7n1p24-46

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência advindo da realização de um projeto de ensino interdisciplinar acerca do tema Rotação da Terra com estudantes de quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Objetiva verificar as mudanças na percepção dos estudantes acerca do motivo da existência do dia e da noite na Terra ocasionada pela exploração de recursos disponibilizados por um museu interativo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, analisando e comparando as respostas dadas pelos estudantes a um pré e pós questionário por meio da Análise Textual Discursiva. Utilizou-se a Modelagem Matemática como método de ensino e um museu interativo como espaço não formal de educação durante a realização do projeto. Evidencia que a exploração de museus interativos aliada à utilização da Modelagem Matemática como método de ensino causou uma mudança significativa na percepção que os estudantes tinham sobre a existência do dia e da noite na Terra. Além disso, aponta a eficácia de projetos interdisciplinares de ensino para aprimorar a visualização e a compreensão dos estudantes a respeito do mundo em que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego de Vargas Matos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciado em Matemática e Mestre em Educação em Ciências e Matemática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Ana Lúcia Purper Thiele, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduada em Pedagogia - Habilitação em Supervisão Escolar e em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio, pelas Unidades Integradas de Ensino Superior do Vale do Jacuí, e Mestre em Educação em Ciências e Matemática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciada em Matemática, Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Pós-Doutoramento em Educação em Ciências e Matemática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

José Luis Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre em Biologia Celular e Molecular e Doutor em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2018-11-08

Como Citar

DE VARGAS MATOS, Diego; PURPER THIELE, Ana Lúcia; MACHADO DE LARA, Isabel Cristina; FERRARO, José Luis. Por que existe o dia e a noite? Uma proposta de ensino interdisciplinar em museu interativo. Abakós, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 24–46, 2018. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2018v7n1p24-46. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/14784. Acesso em: 30 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers