Um olhar sobre a história nas aulas de matemática - DOI 10.5752/P.2316-9451.2013v2n1p75
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2013v2n1p75Abstract
Este artigo apresenta possibilidades do uso da História da Matemática como metodologia em sala de aula. A partir de uma revisão teórica, entende-se que a abordagem histórica dos conteúdos, aliada à inerente curiosidade dos estudantes, pode facilitar a significação e desmistificação da matemática, pois a apresenta como uma ciência em construção, passível de erros e sem verdades universais. Além disso, através dessa metodologia é possível resgatar os saberes matemáticos de povos menos favorecidos politicamente e economicamente, bem como trazer, para a sala de aula, a matemática de sujeitos pouco valorizados na sociedade. Tais atitudes contribuem para a criação e desenvolvimento de um currículo que tem, como um de seus objetivos, a finalidade de resgatar a vozes silenciadas das minorias sociais. Outro ponto relevante é que os alunos, ao conhecerem a história dos conteúdos estudados, percebem a matemática como parte de uma herança cultural, interligada a outras áreas de conhecimentos e a diversas atividades humanas.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I (we) submit the present work, an original and unpublished manuscript, from my (our) authorship, to Abakós - Magazine of Interdisciplinary Studies on Science and Informatics, and I (we) agree that the copyright related to this work will become property of PUC Minas Publisher. No partial or full reproduction is allowed, by any means (printed or electronic), dissociated from Abakós. Any reproduction requires prior written authorization granted by the Editor.
I (we) declare there is no type of interest conflict among the subject theme, author(s), organization(s), institution(s) and person(s).
I (we) recognize that Abakós is licensed under CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).