Neurociência: Contribuições e experiências nos diversos tipos de aprendizado DOI - 10.5752/P.2316-9451.2015v4n1p34

Authors

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET-MG
  • Fernanda Storck Leroy CEFET-MG
  • Rangel Benedito Sales de Almeida CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2015v4n1p34

Abstract

O conhecimento acerca da neurociência ultrapassou a área da medicina e, atualmente, é foco de estudo da Pedagogia na busca da compreensão da melhor maneira de ensinar para alcançar todos os alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi apresentar algumas experiências da neurociência em processo de ensino e aprendizagem, demonstrando sua influência nos diferentes tipos de aprendizado, tais como: aprendizado por afinidade, aprendizado significativo e aprendizado por analogias e metáforas, a partir da realização de uma pesquisa exploratória e descritiva. Os resultados permitem concluir que cada um desses aprendizados apresenta suas particularidades, embora todos apresentem indícios de associações com o conhecimento prévio dos indivíduos e, ao se pesquisar os diferentes tipos de aprendizado, constatou-se que todos eles valorizam o aluno e têm como objetivo despertar sua motivação, promovendo uma experiência de aprendizado diferenciada, personalizada, prazerosa e significativa. Ressalta-se, portanto, a importância de perceber os fundamentos sobre neurobiologia cognitiva, necessários no processo ensino e aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Professora Titular do CEFET-MG. Possui Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987). Atualmente professora Titular do depto de Educação. É diretora da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e subcoordenadora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, processo de ensino e aprendizagem e educação a distância.

Fernanda Storck Leroy, CEFET-MG

Especialização em Especialização em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, Brasil(2013)
Membro do grupo de pesquisa AVACEFETMG

Rangel Benedito Sales de Almeida, CEFET-MG

Mestrando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Professor do curso de Graduação Tecnológica em Design Gráfico do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)  rangelsales13@gmail.com

Published

2015-11-24

How to Cite

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LEROY, Fernanda Storck; ALMEIDA, Rangel Benedito Sales de. Neurociência: Contribuições e experiências nos diversos tipos de aprendizado DOI - 10.5752/P.2316-9451.2015v4n1p34. Abakós, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 34–50, 2015. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2015v4n1p34. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/P.2316-9451.2015v4n1p34. Acesso em: 10 sep. 2025.

Issue

Section

Artigos completos / Full papers