Ensino de Probabilidade e Estatística e Tecnologias da Informação e Comunicação: um cenário das produções brasileiras para os anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2018v7n1p3-23Resumo
Este artigo traz um panorama das pesquisas realizadas no cenário brasileiro que têm como foco o ensino de Probabilidade e Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental aliado às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Com o objetivo de verificar as discussões e abordagens priorizadas nas pesquisas brasileiras, analisaram-se as produções disponibilizadas nas páginas dos programas de Mestrado (Acadêmico e Profissional) e Doutorado na área de Ensino, conforme tabela da CAPES dos cursos recomendados e reconhecidos. Para atender à proposta do presente artigo, realizou-se uma pesquisa exploratória, analisando-se de forma interpretativa as produções encontradas (2004-2016). Foram elencadas quatro categorias norteadoras: software utilizado nas atividades desenvolvidas; conceitos e conhecimentos estimulados; enfoques didáticos e metodológicos no uso das ferramentas; e perspectivas para a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que as tecnologias podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos referentes à Estatística, permitindo que a manipulação dos dados e os cálculos sejam facilitados. Entretanto, apontam, também para a necessidade de um maior número de pesquisas que abordem a temática, principalmente no que concerne à formação de professores.
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