Ensino de Probabilidade e Estatística e Tecnologias da Informação e Comunicação: um cenário das produções brasileiras para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2018v7n1p3-23

Resumo

Este artigo traz um panorama das pesquisas realizadas no cenário brasileiro que têm como foco o ensino de Probabilidade e Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental aliado às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Com o objetivo de verificar as discussões e abordagens priorizadas nas pesquisas brasileiras, analisaram-se as produções disponibilizadas nas páginas dos programas de Mestrado (Acadêmico e Profissional) e Doutorado na área de Ensino, conforme tabela da CAPES dos cursos recomendados e reconhecidos.  Para atender à proposta do presente artigo, realizou-se uma pesquisa exploratória, analisando-se de forma interpretativa as produções encontradas (2004-2016). Foram elencadas quatro categorias norteadoras: software utilizado nas atividades desenvolvidas; conceitos e conhecimentos estimulados; enfoques didáticos e metodológicos no uso das ferramentas; e perspectivas para a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que as tecnologias podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos referentes à Estatística, permitindo que a manipulação dos dados e os cálculos sejam facilitados. Entretanto, apontam, também para a necessidade de um maior número de pesquisas que abordem a temática, principalmente no que concerne à formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane de Fatima Budek Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - Doutorado.

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Downloads

Publicado

2018-11-08

Como Citar

BUDEK DIAS, Cristiane de Fatima; DOS SANTOS JUNIOR, Guataçara. Ensino de Probabilidade e Estatística e Tecnologias da Informação e Comunicação: um cenário das produções brasileiras para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Abakós, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 3–23, 2018. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2018v7n1p3-23. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/15151. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers