Aplicação de Técnicas de Inteligência Analítica em Repositórios de Software
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2018v6n2p36-54Abstract
A inteligência analítica na Engenharia de Software permite analisar os dados contidos nos diversos repositórios com a finalidade de apresentar decisões fundamentadas aos engenheiros de software. Com a intenção de promover a utilização da inteligência analítica na Engenharia de Software, este artigo responde a questão: é possível utilizar a inteligência analítica para descobrir quais arquivos de código fonte do sistema têm sido alterados e quais os motivos de suas alterações? Por meio das técnicas de modelo de tópicos e regra de associação, foi realizado um estudo com o repositório de código fonte de um sistema de software livre, o Jenkins, e desenvolvido um protótipo de um sistema a partir dessas técnicas. Com o auxilio de um grupo focal formado por profissionais da área de desenvolvimento de sistemas, foi possível avaliar o protótipo desenvolvido. Apura-se que o método apresentado, neste trabalho, permite identificar quais arquivos do sistema estão sendo alterados e a justificativa para essa modificação, facilitando o mapeamento dos arquivos do sistema por assunto, o planejamento de refatorações, builds e o entendimento da estabilidade e evolução do software.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I (we) submit the present work, an original and unpublished manuscript, from my (our) authorship, to Abakós - Magazine of Interdisciplinary Studies on Science and Informatics, and I (we) agree that the copyright related to this work will become property of PUC Minas Publisher. No partial or full reproduction is allowed, by any means (printed or electronic), dissociated from Abakós. Any reproduction requires prior written authorization granted by the Editor.
I (we) declare there is no type of interest conflict among the subject theme, author(s), organization(s), institution(s) and person(s).
I (we) recognize that Abakós is licensed under CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).