Contribuições da Tecnoracia e da Etnomatemática para a Promoção da Educação Financeira de Estudantes Surdos
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p45-59Resumo
Apresentamos, neste artigo, alguns resultados obtidos em uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, que está relacionada com o desenvolvimento da Educação Financeira de jovens e adultos Surdos, que se comunicam em Libras, por meio da perspectiva etnomatemática. Especificamente, procuramos compreender a relação dos resultados desse estudo com um dos elementos do Currículo Trivium para a Matemática, denominado por Tecnoracia, que foi proposto D’Ambrosio, em 1999. Desse modo, essa reconceituação curricular é composta pela literacia (instrumentos comunicativos), materacia (instrumentos analíticos) e tecnoracia (instrumentos materiais e tecnológicos). A abordagem metodológica foi qualitativa, com a utilização dos pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Da fase analítica, foi possível inferir que o programa etnomatemática possibilitou o fornecimento dos instrumentos comunicativos, analíticos, materiais e tecnológicos, que são característicos da cultura Surda para que os alunos pudessem resolver as situações-problema propostas em sala de aula.Downloads
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Publicado
2019-05-28
Como Citar
PINHEIRO, Rodrigo Carlos; ROSA, Milton. Contribuições da Tecnoracia e da Etnomatemática para a Promoção da Educação Financeira de Estudantes Surdos. Abakós, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 45–59, 2019. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p45-59. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/18688. Acesso em: 20 ago. 2025.
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