O Programa PDE ESCOLA na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais: Uma Análise dos Desafios e Contribuições para a Gestão Pedagógica

Autores

  • Leise de Paula Reis Lima Universidade Federal de Minas Gerais; SREUbá
  • Suzana dos Santos Gomes Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p60-72

Resumo

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) foi fortemente influenciado pelo avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e, consequentemente, sofreu alterações no decorrer de sua trajetória. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre a implementação do PDE Escola na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (RPEE-MG). A investigação foi realizada a partir da pesquisa de campo de abordagem qualitativa, associada à pesquisa documental e bibliográfica. O objetivo do presente texto é analisar os resultados obtidos por uma das escolas mineiras priorizada pelo governo federal e a relação da gestão com a interatividade do programa na plataforma virtual do Ministério da Educação. Constatou-se que a introdução das TDIC no contexto escolar favoreceu a disseminação do PDE Escola e otimizou a elaboração do plano de ação pelos profissionais da escola pesquisada. Os resultados revelaram que o financiamento do Governo Federal foi descentralizado com mais celeridade, e que houve melhoria na infraestrutura física e da gestão pedagógica da escola. Espera-se que esse estudo contribua com futuras pesquisas relacionadas ao tema, como PDE Escola e TDIC, como política pública nacional de apoio à gestão.

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Biografia do Autor

Leise de Paula Reis Lima, Universidade Federal de Minas Gerais; SREUbá

Graduada em Pedagogia, habilitada em Matérias Pedagógicas, Administração e Inspeção Escolar, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá. Mestre em Educação e Docência pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é nomeada Analista Educacional – Inspetora Escolar pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para atuar na Superintendência Regional de Ensino de Ubá – MG.

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG

Pós-Doutora em Educação Universidade de Lisboa (UL) e Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação. Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação e Docência – PROMESTRE da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). E-mail: suzanasgomes@fae.ufmg.br

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Publicado

2019-05-28

Como Citar

LIMA, Leise de Paula Reis; GOMES, Suzana dos Santos. O Programa PDE ESCOLA na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais: Uma Análise dos Desafios e Contribuições para a Gestão Pedagógica. Abakós, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 60–72, 2019. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p60-72. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/18893. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers