Ecologia de Aprendizagem para o Ensino de Probabilidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2021v9nespp99-121

Palavras-chave:

Probabilidade. Ensino e aprendizagem de Probabilidade. Design experiments.

Resumo

Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa que objetiva desenvolver, aplicar e analisar uma sequência de atividades caracterizada como ecologia de aprendizagem orientada para o Ensino e Aprendizagem de Probabilidade nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isto foram selecionados estudantes dos 7o e 8o anos do Ensino Fundamental de uma escola pública no estado de Pernambuco. Baseado na teoria do Design Experiments, a pesquisa foi realizada por meio de três ciclos investigativos envolvendo respectivamente os conceitos de aleatoriedade, espaço amostral e quantificação e comparação de probabilidades. No desenvolvimento do design, percebemos que as principais dificuldades apresentadas pelos estudantes estão centradas no mapeamento das possibilidades, o que se deve à falta de repertório de estratégias utilizadas para combinações, ou porque os estudantes não as conhecem, ou porque não sabiam aplicá-las nas atividades. Os resultados apontam que os recursos e atividades vivenciados junto aos estudantes possibilitaram a aprendizagem do conhecimento probabilístico deste grupo. Dentre os resultados, afirmamos a construção conceitual das noções de probabilidade perpassando pela compreensão das diferentes situações de natureza aleatória e por situações envolvendo as concepções frequentista e clássica de probabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Indaclécio Paulo dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor de Matemática do Estado de Pernambuco. Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Pernambuco - IFPE, Campus Pesqueira. Mestrando em Educação no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco, Campus Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA).

José Ivanildo Felisberto de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Doutor em Educação Matemática do Núcleo de Formação Docente da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

SANTOS, Indaclécio Paulo dos; CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de. Ecologia de Aprendizagem para o Ensino de Probabilidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Abakós, Belo Horizonte, v. 9, n. esp, p. 99–121, 2021. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2021v9nespp99-121. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/20419. Acesso em: 13 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers