Currículo e Relações Étnico-Raciais: a identidade da criança negra na Educação Infantil na Amazônia Bragantina

Autores

  • Raquel Amorim dos Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2018v6n14p6-26

Palavras-chave:

Currículo. Relações Étnico-Raciais. Identidade Negra. Educação Infantil

Resumo

Este estudo analisa o Currículo e as Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil, com foco na identidade da criança negra, a partir das ações realizadas no Projeto de Extensão da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança sobre Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica em Bragança-PA e do Seminário de Educação Infantil sobre o Brincar, criar e inovar: refletindo o currículo e práticas educativas na Educação Infantil, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bragança-PA. O referencial teórico-metodológico baseia-se em Cavalleiro (2006), Coelho (2009) e Santos (2009) para a discussão sobre relações étnico raciais e Educação Infantil e para a incursão sobre identidade negra nos balizamos em Gomes (2002). Os resultados do estudo revelam que os professores a partir do Projeto de Extensão e de suas atividades na escola desenvolvem práticas pedagógicas voltadas para afirmação da identidade da criança negra. No entanto, elas se intensificam, sobretudo no mês que celebra a consciência negra. Concluímos que as práticas pedagógicas antirracista necessitam ser inserido, no: projeto pedagógico, currículo escolar, planejamento de ensino, instrumentos didáticopedagógicos e, sobretudo nas brincadeiras e interações das crianças da Educação Infantil, pois podem contribuir para a construção da identidade positiva da criança negra e para subversão de práticas racistas, preconceituosas e discriminatórias. A ausência das relações étnico raciais no currículo da Educação Infantil pode impedir a promoção de boas relações étnicas e contribuir para o silêncio que envolve as relações étnico raciais nas diversas instituições sociais, inclusive a escola.



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Biografia do Autor

Raquel Amorim dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta A da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). Diretora das Áreas Acadêmicas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN (2017-2018). Associada a ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e ABPN. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

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Publicado

2019-08-06

Como Citar

SANTOS, Raquel Amorim dos. Currículo e Relações Étnico-Raciais: a identidade da criança negra na Educação Infantil na Amazônia Bragantina. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 6, n. 14, p. 6–26, 2019. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2018v6n14p6-26. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/20866. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês