DISCALCULIA:

tema emergente na formação inicial do professor de Matemática

Autores

  • Fabio Colins Universidade Federal do Pará
  • Sueli Pantoja da Silva Rede Municipal de Cametá - PA

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p165-187

Palavras-chave:

Discalculia, Educação, Matemática, Inclusão, Formação inicial de professores

Resumo

Esta pesquisa discute sobre a discalculia, comorbidade que se caracteriza como sendo um transtorno específico da aprendizagem da Matemática. A discalculia geralmente é notada primeiramente em crianças no início da vida escolar, sendo que esse indivíduo apresenta acentuada dificuldade para entender conceitos e procedimentos matemáticos. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar os conhecimentos teórico-metodológicos de estudantes do curso de licenciatura plena em matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre discalculia. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Participaram desta pesquisa 25 estudantes do sétimo semestre do curso de licenciatura em Matemática da UFPA, Campus Universitário de Mocajuba-PA. Os participantes responderam a um formulário via Google Forms com perguntas objetivas e subjetivas acerca da temática discalculia. Os resultados da pesquisa indicaram que os futuros professores de matemática desconhecem as principais características da discalculia e como agir diante de um aluno com essa comorbidade. Portanto, esta pesquisa ressaltou a necessidade de ofertar, ainda na graduação, uma disciplina específica que aborde aspectos neurocognitivos da discalculia e que nos componentes curriculares teórico-práticos (estágio, prática de ensino, metodologia do ensino de Matemática) o professor formador discuta o trabalho pedagógico com estudantes com discalculia.

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Biografia do Autor

Fabio Colins, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA); Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA); Mestrado em Ensino da Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (UEPA) Especialização em Educação Matemática (UFPA); Especialização em Gestão e Orientação Escolar (UNINTER-PR); Especialização em Educação Especial (UCDB-MT); Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UCAM-MG); Especialização em LIBRAS (UCAM-MG). Graduação em Matemática (UFPA); Graduação em Letras Língua Portuguesa (UEPA). Graduação em Pedagogia (UNINTER). Atuou na Educação Básica por quinze anos, destes seis destinados à Educação Especial com ênfase na educação de Surdos. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa em Linguística, Educação e Literatura (LELIT) da Universidade do Estado do Pará e do Grupo de Pesquisa (Trans)Formação da Universidade Federal do Pará (PPGECM-IEMCI). Desenvolve pesquisa sobre Ensino de Língua; Discalculia do Desenvolvimento; Educação de Surdos e Formação de Professores da Educação Básica.

Sueli Pantoja da Silva, Rede Municipal de Cametá - PA

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Professora de Matemática na Rede Municipal de Cametá - PA.

 

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

COLINS, Fabio; SILVA, Sueli Pantoja da. DISCALCULIA:: tema emergente na formação inicial do professor de Matemática. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 165–187, 2024. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p165-187. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/33771. Acesso em: 22 abr. 2025.