DISCALCULIA:
tema emergente na formação inicial do professor de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p165-187Palavras-chave:
Discalculia, Educação, Matemática, Inclusão, Formação inicial de professoresResumo
Esta pesquisa discute sobre a discalculia, comorbidade que se caracteriza como sendo um transtorno específico da aprendizagem da Matemática. A discalculia geralmente é notada primeiramente em crianças no início da vida escolar, sendo que esse indivíduo apresenta acentuada dificuldade para entender conceitos e procedimentos matemáticos. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar os conhecimentos teórico-metodológicos de estudantes do curso de licenciatura plena em matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre discalculia. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Participaram desta pesquisa 25 estudantes do sétimo semestre do curso de licenciatura em Matemática da UFPA, Campus Universitário de Mocajuba-PA. Os participantes responderam a um formulário via Google Forms com perguntas objetivas e subjetivas acerca da temática discalculia. Os resultados da pesquisa indicaram que os futuros professores de matemática desconhecem as principais características da discalculia e como agir diante de um aluno com essa comorbidade. Portanto, esta pesquisa ressaltou a necessidade de ofertar, ainda na graduação, uma disciplina específica que aborde aspectos neurocognitivos da discalculia e que nos componentes curriculares teórico-práticos (estágio, prática de ensino, metodologia do ensino de Matemática) o professor formador discuta o trabalho pedagógico com estudantes com discalculia.