EDUCAÇÃO DO CAMPO, BNCC E NOVO ENSINO MÉDIO:

discursos de professores da área de Ciências Humanas e Sociais

Autores

  • Ramon Roseno Alves Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Emerson Augusto de Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p238-260

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Ensino de ciências humanas e sociais, Educação do campo, Ensino médio

Resumo

Este estudo intenta contribuir com o debate acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio associado à Educação do Campo e à área de Ciências Humanas e Sociais. Nesse sentido, tem como objetivo analisar, a partir dos discursos dos professores da área de ciências humanas e sociais aplicadas, as implicações da BNCC e da Reforma do Ensino Médio para a escola do campo. Em termos metodológicos, apesquisa fez uso da abordagem qualitativa e se tipifica como um estudo de caso. O estudo teve como lócusinvestigativo uma escola do campo circunscrita no Município de Serra do Mel, Rio Grande do Norte, Brasil. Participaram da pesquisa quatro docentes da área de Ciências Humanas e Sociais, os quais atuam nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia no Ensino Médio. Para a produção dos dados, recorreu-se à entrevista semiestruturada. Em relação à técnica de análise de dados, fez-se uso da análise textual discursiva. Como conclusão, destaca-se, principalmente, que tanto a BNCC como o Novo Ensino Médio configuram como dispositivos que precarizam os processos de ensino-aprendizagem na escola do campo, uma vez que consolidam o projeto social capitalista e neoliberal.

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Biografia do Autor

Ramon Roseno Alves, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestre em Ensino. Licenciado em Educação do Campo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Professor da rede básica de Educação no Estado do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente (GEFOR/UFERSA).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino/UFERSA) e do Mestrado Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente (GEFOR/UFERSA).

 

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Publicado

2025-01-21

Como Citar

ALVES, Ramon Roseno; MEDEIROS, Emerson Augusto de. EDUCAÇÃO DO CAMPO, BNCC E NOVO ENSINO MÉDIO:: discursos de professores da área de Ciências Humanas e Sociais . @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 283–306, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p238-260. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/33786. Acesso em: 17 maio. 2025.

Edição

Seção

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês