EDUCAÇÃO DO CAMPO, BNCC E NOVO ENSINO MÉDIO:
discursos de professores da área de Ciências Humanas e Sociais
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p238-260Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Ensino de ciências humanas e sociais, Educação do campo, Ensino médioResumo
Este estudo intenta contribuir com o debate acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio associado à Educação do Campo e à área de Ciências Humanas e Sociais. Nesse sentido, tem como objetivo analisar, a partir dos discursos dos professores da área de ciências humanas e sociais aplicadas, as implicações da BNCC e da Reforma do Ensino Médio para a escola do campo. Em termos metodológicos, apesquisa fez uso da abordagem qualitativa e se tipifica como um estudo de caso. O estudo teve como lócusinvestigativo uma escola do campo circunscrita no Município de Serra do Mel, Rio Grande do Norte, Brasil. Participaram da pesquisa quatro docentes da área de Ciências Humanas e Sociais, os quais atuam nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia no Ensino Médio. Para a produção dos dados, recorreu-se à entrevista semiestruturada. Em relação à técnica de análise de dados, fez-se uso da análise textual discursiva. Como conclusão, destaca-se, principalmente, que tanto a BNCC como o Novo Ensino Médio configuram como dispositivos que precarizam os processos de ensino-aprendizagem na escola do campo, uma vez que consolidam o projeto social capitalista e neoliberal.