EDUCAÇÃO DO CAMPO, IDENTIDADE E PROTAGONISMO JUVENIL

Autores

  • Priscila Teixeira da Silva Secretaria Municipal de Educação de Guanambi. Universidade do Estado da Bahia
  • Edivalda da Silva Domingues Lopes Secretaria da Educação do Estado da Bahia
  • Fábio dos Santos Teixeira Rede Estadual de Educação da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p316-336

Palavras-chave:

Juventude do campo, Organização do trabalho pedagógico, Educação do campo

Resumo

Este texto aborda as vivências do Colégio Estadual do Campo de Mutãs, no interior da Bahia, no processo de construção e reconstrução de projetos desenvolvidos na instituição: Projeto Preservação Ambiental e Convivência com o Semiárido (PACS), Projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Programa Mais Estudo. A conjuntura dessas vivências perpassa a construção da identidade da escola como escola do campo e o embate com reformas educacionais que invisibilizam o meio rural e demarcam os interesses do capital na educação básica.  Os caminhos percorridos demonstram a relevância de um trabalho pedagógico que fortaleça a identidade camponesa e o protagonismos dos jovens como possibilidades de enfrentamento e desnaturalização de proposições que evidenciam  relações de disputa na educação básica. 

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Biografia do Autor

Priscila Teixeira da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Guanambi. Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade, mestra em Educação do Campo, pedagoga. Docente da rede Municipal de Educação de Guanambi, Bahia. Membro do Grupo de Estudo Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) da Universidade do Estado da Bahia. 

Edivalda da Silva Domingues Lopes, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mestra em Ensino, Linguagem e Sociedade, formada em Educação Física. Docente da Rede Estadual de Educação da Bahia. 

Fábio dos Santos Teixeira, Rede Estadual de Educação da Bahia

Mestre em Ensino de História, formado em História. Docente da Rede Estadual de Educação da Bahia. 

 

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Publicado

2025-01-21

Como Citar

SILVA, Priscila Teixeira da; LOPES, Edivalda da Silva Domingues; TEIXEIRA, Fábio dos Santos. EDUCAÇÃO DO CAMPO, IDENTIDADE E PROTAGONISMO JUVENIL. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 439–459, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p316-336. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/34334. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês