O ENSINO MÉDIO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMAZÔNIA:

as vozes dos sujeitos ribeirinhos

Autores

  • Eraldo Souza do Carmo Universidade Federal do Pará
  • Fabiany Marcela Souza dos Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p362-387

Palavras-chave:

Ensino médio, Políticas públicas educacionais, Território ribeirinho, Amazônia

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa de dissertação de mestrado e teve como objetivo refletir sobre as políticas públicas educacionais voltadas à etapa do ensino médio ofertado no território ribeirinho no município de Cametá, estado do Pará. Para tanto, problematizou-se a relação Estado e políticas públicas no contexto da sociedade capitalista e sua contribuição/influência na garantia a uma educação com qualidade no próprio território de produção de vida dos sujeitos do campo brasileiro, nesse caso, na Amazônia ribeirinha. O materialismo histórico dialético (Marx, 2008) sustentou as análises por reconhecer que suas categorias são fundamentais na compreensão de como as relações histórico-sociais estruturam a materialidade do processo educativo na singularidade amazônica. Dessa forma, a pesquisa revela que, por meio da postura político capitalista que o Estado assume perante a sociedade e suas demandas sociais, as proposições políticas vigentes não se firmam em ofertar e manter um processo educativo enquanto direito fundamental, visualizado em um ensino médio que ainda tem vivido tempos de precariedade institucional seja na ausência dos espaços e/ou na ineficiência da política do transporte escolar para o campo ribeirinho, o que compromete o acesso e a permanência dos estudantes à última etapa da educação básica.

 

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Biografia do Autor

Eraldo Souza do Carmo, Universidade Federal do Pará

Doutor em educação. Professor da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/ Cametá. Faculdade de Educação e professor do PPGEDUC.

Fabiany Marcela Souza dos Santos, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação e Cultura. Especialista em Gestão e Planejamento da educação. Graduada em Pedagogia. Professora da rede pública municipal de Cametá/PA.

 

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Publicado

2025-01-21

Como Citar

CARMO, Eraldo Souza do; SANTOS, Fabiany Marcela Souza dos. O ENSINO MÉDIO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMAZÔNIA:: as vozes dos sujeitos ribeirinhos. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 307–331, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p362-387. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/34340. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês