BNCC DO ENSINO MÉDIO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE:
análise dos itinerários formativos no currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p337-361Palavras-chave:
BNCC, Ensino médio, Amazônia Amapaense, Itinerários formativosResumo
Este estudo aborda a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino médio na Amazônia Amapaense. O principal objetivo da pesquisa é investigar as percepções e o posicionamento dos coordenadores pedagógicos sobre os itinerários formativos e as implicações do Novo Ensino Médio (NEM) nas escolas da região. Busca-se entender como esses coordenadores veem a inserção das novas diretrizes e como elas impactam o desenvolvimento educacional local. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, utilizando-se o método investigativo baseado no Materialismo Histórico-dialético (MHD), com foco nas categorias de totalidade, mediação e contradição. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo, com a coleta de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas. Além disso, foi conduzido um grupo focal com dois coordenadores pedagógicas para aprofundar a análise das respostas obtidas nas entrevistas. Os resultados indicam diferentes visões dos coordenadores sobre os itinerários formativos e a formação humana flexível em que os alunos adaptam-se às mudanças de mercado em uma realidade cada vez mais tecnológica. Além disso, a formação dos professores é flexível e aligeirada para conduzir o novo formato do ensino médio, que exige diferentes habilidades nas aulas eletivas e projetos. Demanda-se um trabalho pedagógico por meio de diagnóstico das realidades específicas dos alunos dentro do contexto da Amazônia Amapaense, cultivando o saber local, além das diversas identidades e culturas existentes em Serra do Navio-AP.