BNCC DO ENSINO MÉDIO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE:

análise dos itinerários formativos no currículo escolar

Autores

  • Arley da Silva Oliveira Universidade Federal do Amapá
  • Arthane Menezes Figueirêdo Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p337-361

Palavras-chave:

BNCC, Ensino médio, Amazônia Amapaense, Itinerários formativos

Resumo

Este estudo aborda a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino médio na Amazônia Amapaense. O principal objetivo da pesquisa é investigar as percepções e o posicionamento dos coordenadores pedagógicos sobre os itinerários formativos e as implicações do Novo Ensino Médio (NEM) nas escolas da região. Busca-se entender como esses coordenadores veem a inserção das novas diretrizes e como elas impactam o desenvolvimento educacional local. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, utilizando-se o método investigativo baseado no Materialismo Histórico-dialético (MHD), com foco nas categorias de totalidade, mediação e contradição. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo, com a coleta de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas. Além disso, foi conduzido um grupo focal com dois coordenadores pedagógicas para aprofundar a análise das respostas obtidas nas entrevistas. Os resultados indicam diferentes visões dos coordenadores sobre os itinerários formativos e a formação humana flexível em que os alunos adaptam-se às mudanças de mercado em uma realidade cada vez mais tecnológica. Além disso, a formação dos professores é flexível e aligeirada para conduzir o novo formato do ensino médio, que exige diferentes habilidades nas aulas eletivas e projetos. Demanda-se um trabalho pedagógico por meio de diagnóstico das realidades específicas dos alunos dentro do contexto da Amazônia Amapaense, cultivando o saber local, além das diversas identidades e culturas existentes em Serra do Navio-AP.

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Biografia do Autor

Arley da Silva Oliveira, Universidade Federal do Amapá

Licenciado Pleno em Filosofia pela Universidade Estadual do Amapá, Especializado em Ensino de Filosofia no Ensino Médio pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Mestre em Educação pela UNIFAP. Atua como professor na rede Estadual de Ensino Médio do Estado do Amapá.

Arthane Menezes Figueirêdo, Universidade Federal do Amapá

Este estudo aborda a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino médio na Amazônia Amapaense. O principal objetivo da pesquisa é investigar as percepções e o posicionamento dos coordenadores pedagógicos e professores (as) sobre os itinerários formativos e as implicações do Novo Ensino Médio (NEM) nas escolas da região. Busca-se entender como estes participantes veem a inserção das novas diretrizes e como elas impactam o desenvolvimento educacional local. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, utilizando-se o método investigativo baseado no Materialismo Histórico-dialético (MHD), com foco nas categorias de totalidade, mediação e contradição. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo, com a coleta de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas. Além disso, foi conduzido um grupo focal com dois coordenadores pedagógicos e três professores (as) para aprofundar a análise das respostas obtidas nas entrevistas. Os resultados indicam diferentes visões dos participantes sobre os itinerários formativos e a formação humana flexível em que os alunos adaptam-se às mudanças de mercado em uma realidade cada vez mais tecnológica. Além disso, a formação dos professores é flexível e aligeirada para conduzir o novo formato do ensino médio, que exige diferentes habilidades nas aulas eletivas e projetos. Demanda-se um trabalho pedagógico por meio de diagnóstico das realidades específicas dos alunos dentro do contexto da Amazônia Amapaense, cultivando o saber local, além das diversas identidades e culturas existentes em Serra do Navio-AP.

 

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Publicado

2025-01-21

Como Citar

OLIVEIRA, Arley da Silva; FIGUEIRÊDO, Arthane Menezes. BNCC DO ENSINO MÉDIO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE:: análise dos itinerários formativos no currículo escolar. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 258–282, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p337-361. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/34345. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês