PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO:

teoria e prática do sistema dialógico e humanista freiriano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p105-127

Palavras-chave:

Método Paulo Freire, Conscientização, Política, Alfabetização

Resumo

O presente artigo visa explorar a teoria e a prática do sistema dialógico de alfabetização de adultos, popularizado por Paulo Freire. O panorama descritivo do conhecido “Método Paulo Freire” não será abordado apenas sob uma perspectiva técnica e formalista, mas como uma expressão de uma ação cultural voltada para a emancipação humana frente à opressão e desumanização. A metodologia utilizada será a da revisão bibliográfica. Para promover uma ampliação heurística cuidadosa, serão analisadas as obras fundamentais Educação como prática da liberdade e Pedagogia do oprimido, ambas de Paulo Freire. Adicionalmente, outras obras do autor serão consideradas e integradas conforme necessário ao desenvolvimento das reflexões. As considerações deste artigo situam-se na perspectiva de que o sistema dialógico freiriano é uma das dimensões que constituem uma pedagogia da ação revolucionária, que visa, pois, contribuir para a superação da sociedade de classes. Nesse sentido, a reflexão aqui proposta posiciona a pedagogia da libertação como um campo teórico-político que almeja promover uma educação que dialoga com as dimensões ontológicas e ético-políticas da condição humana, insurgindo contra as estruturas hegemônicas de dominação e alienação.

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Biografia do Autor

Daniel Ribeiro de Almeida Chacon, UEMG

Professor Efetivo e Pesquisador no Departamento de História na Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG). Possui formação diversificada com Graduação em Filosofia, História, Pedagogia e Teologia; Especialização em Ciência da Religião e Educação (Inspeção Escolar e Supervisão Escolar); Mestrado (acadêmico e eclesiástico) em Filosofia; e Doutorado em Filosofia, nas linhas de Filosofia Política e Filosofia da Religião. Atualmente, cursa Ciências Econômicas na Universidade Católica de Brasília. Suas pesquisas focam em Filosofia Política, Filosofia da Religião, Pensamento Social Brasileiro e História do Pensamento Econômico. Ademais, detém experiência internacional como Professor Visitante na Escola Universitária Católica de Cabo Verde (EUCV).

 

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Publicado

2024-10-20

Como Citar

CHACON, Daniel Ribeiro de Almeida. PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO:: teoria e prática do sistema dialógico e humanista freiriano. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 105–127, 2024. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p105-127. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/34367. Acesso em: 22 abr. 2025.