PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO:
teoria e prática do sistema dialógico e humanista freiriano
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p105-127Palavras-chave:
Método Paulo Freire, Conscientização, Política, AlfabetizaçãoResumo
O presente artigo visa explorar a teoria e a prática do sistema dialógico de alfabetização de adultos, popularizado por Paulo Freire. O panorama descritivo do conhecido “Método Paulo Freire” não será abordado apenas sob uma perspectiva técnica e formalista, mas como uma expressão de uma ação cultural voltada para a emancipação humana frente à opressão e desumanização. A metodologia utilizada será a da revisão bibliográfica. Para promover uma ampliação heurística cuidadosa, serão analisadas as obras fundamentais Educação como prática da liberdade e Pedagogia do oprimido, ambas de Paulo Freire. Adicionalmente, outras obras do autor serão consideradas e integradas conforme necessário ao desenvolvimento das reflexões. As considerações deste artigo situam-se na perspectiva de que o sistema dialógico freiriano é uma das dimensões que constituem uma pedagogia da ação revolucionária, que visa, pois, contribuir para a superação da sociedade de classes. Nesse sentido, a reflexão aqui proposta posiciona a pedagogia da libertação como um campo teórico-político que almeja promover uma educação que dialoga com as dimensões ontológicas e ético-políticas da condição humana, insurgindo contra as estruturas hegemônicas de dominação e alienação.