APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

Autores

  • Ivânia Paula Freitas de Souza Sena UNEB
  • Fábio Josué Souza dos Santos UFRB
  • Mônica Castagna Molina UnB
  • Terciana Vidal Moura UFRB

Palavras-chave:

Dossiê

Resumo

Dossiê "Ensino Médio no/do  Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês", reunido em seção especial da revista @rquivo Brasileiro de Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, UNEB

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão Pública Contemporânea e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia na qual é Professora Adjunta no Campus VII- Senhor do Bonfim onde coordena o Curso de Especialização em Educação do Campo. Pós-doutoranda em Educação pela Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco. Coordena a Pesquisa "A BNCC no controle da educação pública: mecanismos neoliberais para conter as perspectivas educacionais emancipatórias", através do grupo de pesquisa Educação do Campo Trabalho, Contra hegemonia e emancipação humana e do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (FACED/UFBA) É Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UNEB/UNIVASF/UFRPE). É membro fundadora e articuladora da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública- REDAP. Membro do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Paulo Freire - CADCDT/UNEB; membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação- ANFOPE.

Fábio Josué Souza dos Santos , UFRB

Licenciado em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Vice-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), eleito em maio de 2023, nomeado em 17/08/2023 e empossado em 14/09/2023. É Professor Adjunto da UFRB, lotado no Centro de Formação de Professores / Campus Amargosa.  É membro do quadro permanente de docentes do curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO/UFRB). É docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias do CFP/UFRB, Campus Amargosa. É líder do grupo de pesquisa Observatório da Educação do Campo no Recôncavo Vale do Jiquiriçá-Bahia (OBSERVALE/CFP/UFRB), onde coordena o projeto de pesquisa Mapeamento da realidade da Educação do Campo nos territórios de identidade do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá-Bahia, aprovado pela FAPESB. É membro do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB). É membro da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade Movimentos Sociais (Rede PECC-MS) e também da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP).

Mônica Castagna Molina, UnB

Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP (2013). Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural, da FUP-UnB, de 2006 a 02\2022. Foi Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo, do PPGE-UnB, de 2014-2020.Líder ( 2014-atual) , do Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Coordena atualmente o Eixo 7, que congrega 15 universidades públicas que pesquisam Educação Superior do Campo, como parte da pesquisa Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção vinculada à Rede Universitas. Coordenou a Pesquisa Educação do Campo e Educação Superior: Uma Análise de Práticas contra-hegemônicas na formação de profissionais da Educação e das Ciências Agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte (2013-2017), financiada pela CAPES. Coordenou a II Pesquisa Nacional da Reforma Agrária, financiada pelo IPEA, em 2013-2016. Coordenou a Pesquisa Acesso ao ensino superior: métodos e processos de formação de professores nos sistemas universitários de Cuba e do Brasil, vinculado ao Projeto de Cooperação Internacional entre o Brasil e Cuba, financiado pela CAPES no período de 2010-2014. Implementou e coordenou o curso de Licenciatura em Educação do Campo, da FUP\UnB, de 2007 a 2011. Coordenou a Pesquisa "A educação Superior no Brasil (2000-2006): Uma Análise Interdisciplinar das Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro", financiada pelo Observatório de Educação da Capes, envolvendo uma rede de universidades. Coordenou o PRONERA e o Programa Residência Agrária. Participou da I Pesquisa Nacional da Reforma Agrária (I PNERA) em 2003-2004. Seus estudos e pesquisas concentram-se principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Formação de Educadores, Políticas Públicas, Reforma Agrária, Desenvolvimento Sustentável.

Terciana Vidal Moura, UFRB

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela UNEB, Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Professora da Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias, da Licenciatura em Biologia e do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB. Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo da UFRB. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro. Membro do NDE do Curso de Licenciatura em Biologia do CCAAB-UFRB. Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Biologia. Docente- Orientadora do Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Biologia da UFRB. Foi Coordenadora Institucional do Programa GESTAR II na UFRB. Atua na área de formação de professores, gestão, políticas públicas educacionais com ênfase nas seguintes temáticas: estágio curricular supervisionado em educação, avaliação em educação, formação do Educador do Campo, Educação do Campo, classes multisseriadas, trabalho docente, gestão e organização do trabalho pedagógico, Coordenação Pedagógica, formação continuada e gestão da aprendizagem escolar. Parecerista ad hoc da ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, da Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Faz parte do Corpo de Especialistas da Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA.

Downloads

Publicado

2025-01-21

Como Citar

SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza; SANTOS , Fábio Josué Souza dos; MOLINA, Mônica Castagna; MOURA, Terciana Vidal. APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 212–213, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/35189. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês