Adeus à Gestão (Escolar) Democrática DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p27

Autores

  • Antonio Bosco de Lima PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p27

Palavras-chave:

Gestão democrática, Democratização, Política educacional, Gestão compartilhada.

Resumo

O presente artigo problematiza a gestão escolar atual a partir do processo de democratização na década de 1980, explicitando como a concepção de democratização daquele período foi desconstruída na década de 1990 e como, hoje, início do século XXI, o modelo de gestão vigente não contempla a perspectiva de gestão democrática (conjunto de atividades que envolvem a participação, a descentralização, a autonomia e o poder local), mas um postulado de gestão compartilhada, a qual se sustenta pela hierarquização, pela participação tutelada, pelo controle verticalizado das decisões e pela automanutenção da escola. Para fundamentar essa perspectiva teórica, o artigo busca ainda, por um campo, verificar qual é o conceito historicamente criado em torno da democracia e no campo empírico, como na escola dirigentes escolares têm articulado um conceito e construído uma prática em torno de processos dito democratizadores.

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Biografia do Autor

Antonio Bosco de Lima, PUC Minas

Doutorado em Edu-cação pela PUC São Paulo (2001) e pós-doutorado pela UNICAMP (2012)

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Publicado

2013-08-30

Como Citar

LIMA, Antonio Bosco de. Adeus à Gestão (Escolar) Democrática DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p27. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 27–50, 2013. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p27. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2013v1n1p27. Acesso em: 20 ago. 2025.