Bullying, Preconceito e Escola DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p93

Autores

  • Elise Helena de Morais Batista PUC Minas
  • Dirce Djanira Pacheco e Zan PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p93

Palavras-chave:

Bullying, Escola, Juventude, Preconceito, Diferenças.

Resumo

O bullying é um assunto que tem sido cada vez mais abordado no meio educacional. O presente estudo objetiva problematizar o fenômeno a partir de uma análise crítica que o relaciona às diferenças. Para tanto, nos valemos de pesquisa realizada em escola pública do município de Campinas – SP. Foram observadas aulas de Educação Física de quintas séries, com registros realizados em Diário de Campo. Esses registros fundamentaram a formação de um Grupo Focal com quinze alunos. A escolha metodológica teve como objetivo ouvir os alunos a respeito da convivência escolar para posteriormente analisar o bullying. Os dados coletados apontam que os alunos apresentam concepções estereotipadas e permeadas de preconceitos em relação às diferenças, vinculadas aos padrões de beleza, raça, cor, gênero e sexualidade. Neste artigo, apresentaremos a história de Rafaela, uma das jovens participantes da pesquisa, como forma de refletir acerca do papel formador da instituição escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elise Helena de Morais Batista, PUC Minas

Mestre pela Faculdade de Educação e pequisadora do grupo de estudos – VIOLAR – FE/UNICAMP.

Dirce Djanira Pacheco e Zan, PUC Minas

Professora doutora do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação/Unicamp e pesquisadora do grupo VIOLAR, na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

BATISTA, Elise Helena de Morais; ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Bullying, Preconceito e Escola DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p93. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 93–105, 2013. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p93. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2013v1n1p93. Acesso em: 16 maio. 2025.