INFÂNCIAS E CRIANÇAS RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA MARAJOARA: LINGUAGENS E PRÁTICAS CULTURAIS

Autores

  • Simei Santos Andrade Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Tatiana do Socorro Corrêa Pacheco Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p104

Palavras-chave:

Infâncias. Crianças ribeirinhas. Práticas culturais.

Resumo

“Infâncias e crianças ribeirinhas da Amazônia Marajoara: linguagens e práticas culturais” faz parte de uma investigação mais abrangente sobre infâncias na Amazônia, em andamento. A pesquisa foi realizada com 20 (vinte) crianças, na faixa etária de 5 a 11 anos, residentes no município de Curralinho, distrito Vila do Piriá, estado do Pará. Nosso percurso investigativo tem como objetivo analisar a infância, quem são e como vivem as crianças ribeirinhas da Amazônia Marajoara e que práticas culturais vivenciam no seu cotidiano. A problematização consiste na seguinte indagação: que práticas culturais fazem parte do cotidiano das crianças ribeirinhas da Amazônia Marajoara? A referência teórico-metodológica centra-se na Sociologia da Infância, na Teoria Crítica e nos Estudos do Cotidiano. A pesquisa se constitui por meio de uma abordagem qualitativa focada numa etnografia com crianças. Nossa opção por esta metodologia se deu em virtude de ela responder com maior efeito às nossas expectativas no sentido de dar voz à criança e de harmonizar a pesquisa de maneira que conseguisse capturar a voz da criança-ator. O estudo possibilitou a análise da identidade, da cultura, do cotidiano, do tempo de ser criança em condições objetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simei Santos Andrade, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas. Possui Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (atual UNASP), Especialização em Arte-Educação pela PUC Minas, Especialização em Currículo e Avaliação na Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Licenciatura Plena em Pedagogia e Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Instituto de Ciências da Arte (ICA)/Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA)/Universidade Federal do Pará (UFPA), coordena os projetos de extensão ;METODOLOGIA DE ENSINO: o lúdico na prática dos professores da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental; e Brinquedo Cantado da Amazônia. Integra o Núcleo de Pesquisas Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (NUPES) da PUC Minas, é colaboradora no Projeto de Pesquisa Educação Lúdica da ETDUFPA, ambos ligados ao CNPq. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA (SEMEC), no período de 2000 a 2008. Coordenadora de Educação do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN) no período de 04/2006 a 05/2008. Professora da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Pará (SEDUC), no período de 2008 a 2011, Pedagoga da Universidade Federal do Pará, atuou na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), coordenando a Educação Básica e Profissional da UFPA (PROEG/CEBP), no período de 2008 a 2011. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas especializadas nacionais, com destaque para os livros; O lúdico na vida e na escola: desafios metodológicos; e; Ludicidade e formação de educadores;. As linhas de pesquisa concentram-se nos seguintes temas: infância, criança, educação infantil, processo ensino-aprendizagem, metodologia de ensino, ludicidade, formação de professores, letramento, alfabetização, didática e metodologia do ensino em Arte.

Tatiana do Socorro Corrêa Pacheco, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1996), Especialização em Alfabetização Infantil (UEPA-2000), Mestrado em Educacão pela Universidade Federal do Pará, na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores (2008) e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ICED/UFPA) na linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. É professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Infância, Educação Inclusiva , Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

ANDRADE, Simei Santos; PACHECO, Tatiana do Socorro Corrêa. INFÂNCIAS E CRIANÇAS RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA MARAJOARA: LINGUAGENS E PRÁTICAS CULTURAIS. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 9, p. 104–116, 2017. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p104. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n9p104. Acesso em: 9 set. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS: Dossiê Infâncias na Amazônia: História, Cultura e Educação