A INFÂNCIA NO CONTEXTO DA OBRA DA USINA HIDRELÉTRICA – UHE DE BELO MONTE

Autores

  • Léia Gonçalves de Freitas Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Vitor Sousa Cunha Nery Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p117

Palavras-chave:

Infância. Produção Cultural. Cultura. Altamira. Belo Monte.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as infâncias no contexto da obra da Usina Hidrelétrica-UHE de Belo Monte, com vista a compreender de que forma as crianças vivenciam seu cotidiano sociocultural a partir das mudanças sofridas em seus modos de ser e estar em diferentes lugares, em função do reordenamento urbano, que está acontecendo no município de Altamira1 no estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, apoiada em narrativas infantis. As técnicas observação e atividades lúdicas como brincadeiras e desenhos, foram utilizadas a fim de compreender os modos de ressignificar a vida das crianças no acesso a diferentes pessoas e espaços de vivências convencionadas pelas condicionantes da UHE de Belo Monte, especialmente nos bairros que surgem para os chamados “remanejados” de UHE Belo Monte. Neste interim, nos interessou saber como as crianças “remanejadas” vivenciam a plasticidade, criatividade, convivência e experiência de infância no ambiente (social e institucional) pensado/planejado nos bairros de reassentamentos construídos pela UHE de Belo Monte? Os resultados alcançados nos indicaram que: 1)as crianças remanejadas vivem um cotidiano sociocultural emaranhado por costumes e valores regionais que misturam vida real com vida imaginária; 2) que no reassentamento urbano – RUC Jatobá suas vivências infantis foram modificadas negativamente em função dos novos arranjos espaciais e da mudança de seu grupo social e familiar, e; 3) que suas experiências, criatividade e plasticidade de infância altamirense foram alteradas e demudadas o que impactou sobremaneira nas produções culturais.

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Biografia do Autor

Léia Gonçalves de Freitas, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2001), especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos (UFPA, 2002) e Mestra em Educação, Linguagens e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG, 2014) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará UFPA (2016-2020). Atualmente é professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ambientes escolares e não escolares; História da Infância; Educação Infantil; Pedagogia em Ambiente não Escolar e Educação para as Relações Étnico-raciais.

Vitor Sousa Cunha Nery, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em educação na Linha de Educação, Cultura e Sociedade (UFPA, 2016), Mestre em educação na modalidade sanduíche (UEPA/PUC-Rio, 2013), Especialista em gestão estratégica do conhecimento (UEPA, 2011), Graduado em Licenciatura Plena em pedagogia (UEPA, 2010) e Tecnologia em gestão pública (UNAMA, 2009). Atualmente atua como Professor efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP), Integrante do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras no Maranhão (NEDHEL). Representante docente no Conselho Universitário-CONSU da UEAP. Associado a ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e a SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação).

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Publicado

2017-04-25

Como Citar

FREITAS, Léia Gonçalves de; NERY, Vitor Sousa Cunha. A INFÂNCIA NO CONTEXTO DA OBRA DA USINA HIDRELÉTRICA – UHE DE BELO MONTE. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 9, p. 117–129, 2017. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p117. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n9p117. Acesso em: 9 set. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS: Dossiê Infâncias na Amazônia: História, Cultura e Educação