A ESCRITA DE TEXTO NA INFÂNCIA: QUESTIONAMENTOS E DIÁLOGOS

Autores

  • Lorena Bischoff Trescastro Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p130

Palavras-chave:

Escrita de texto. Infância. Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre a escrita de texto por crianças no 3º ano do Ensino Fundamental. O corpus foi constituído por trinta textos, cuja consiga apresentou oito questões sobre a temática a ser abordada. Na análise, agrupamos os textos em três tipos: (1) a criança apresenta uma ‘imagem de texto’; (2) o texto apresenta um ‘complemento às questões’; (3) a criança escreve texto ‘autônomo’. Os textos das crianças foram marcados pelo molde que as questões forneceram, mas também estão impregnados de cultura e de subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Bischoff Trescastro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Letras (FUNDASUL/RS – 1991), Especialista em Educação e Informática (UFPA - 1996), Mestre em Letras (PPGL/UFPA – 2001) e Doutoranda em Educação (PPGED/UFPA – 2013). Membro do Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação (GRUPO ECOS/PPGED/UFPA). Atualmente é professora na Faculdade Estácio de Belém. Tem experiência em docência, na área de Língua Portuguesa, Metodologia científica, Formação de Professores e Tecnologias educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e letramento, Avaliação da aprendizagem, Ensino e aprendizagem do Português, Práticas educacionais e Tecnologias interativas de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

TRESCASTRO, Lorena Bischoff. A ESCRITA DE TEXTO NA INFÂNCIA: QUESTIONAMENTOS E DIÁLOGOS. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 9, p. 130–141, 2017. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p130. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n9p130. Acesso em: 9 set. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS: Dossiê Infâncias na Amazônia: História, Cultura e Educação