ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA E À MATERNIDADE POBRE EM BELÉM DO PARÁ DE MEADOS DO SÉCULO XX

Autores

  • Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p65

Palavras-chave:

Pediatria. Assistência à Infância e à Maternidade. Pobreza.

Resumo

No presente artigo aborda-se sobre as primeiras ações de assistência à infância e à maternidade pobre em Belém do Pará, em meados do século XX. Primeiramente, damos destaque ao contexto de pobreza e de insalubridade que atingia diretamente as crianças, tornando os seus organismos propícios a qualquer tipo de doenças. Em segundo, tratamos sobre o surgimento da Pediatria no estado e posteriormente discorremos sobre a formação da estrutura de assistência à infância e à maternidade. Utilizamos como fonte os relatórios estaduais e municipais (de 1909 a 1912), além das revistas “Pará-Médico” e “A Semana”. A notória deficiência da estrutura de assistência aos pobres, maioria da população, fazia com que as mães não tivessem confiança nos atendimentos prestados pelos médicos e hospitais disponíveis, gerando a falta de hábito da população em recorrer às instituições oficiais de saúde, tais como os hospitais, que eram extremamente precários. Verifica-se que até então não havia ações consolidadas de assistência e proteção à infância, tornando o período da maternidade e do puerpério momentos despercebidos pelas ações de Saúde Pública, que ainda estava em vias de formação no estado do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação, Mestre em Serviço Social e Assistente Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professora adjunta A e vice-diretora da Faculdade de Serviço Social (FACSS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) do Campus Breves/Marajó. Atuou no Grupo de Pesquisa "Análise de Políticas Públicas e Políticas Sociais na Amazônia; (GAPSA), realizando pesquisas sobre Política Pública; Educação Ambiental; Espaço Urbano e Ambiental na Amazônia e Atuação do Assistente Social. Atualmente é coordenadora do Projeto de Extensão;Educação em/para os Direitos Humanos: reflexões sobre Infância e Diversidade junto aos profissionais da educação pública do município de Breves (Marajó/PA).

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

GUIMARÃES, Jacqueline Tatiane da Silva. ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA E À MATERNIDADE POBRE EM BELÉM DO PARÁ DE MEADOS DO SÉCULO XX. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 9, p. 65–81, 2017. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p65. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n9p65. Acesso em: 9 set. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS: Dossiê Infâncias na Amazônia: História, Cultura e Educação