AUTOS DE TUTELA: UMA POSSIBILIDADE PARA COMPREENSÃO HISTÓRICA DA FAMÍLIA E DA INFÂNCIA NO PARÁ NO FINAL DO SÉCULO XIX

Autores

  • Elianne Barreto Sabino Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p7

Palavras-chave:

Juízo. Órfão. Família. Infância.Educação.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo analisar a importância dos autos de tutela como fonte para história da família e da infância. Indagando a importância do Juízo de Órfão no zelo pelos direitos de menores e da moral da família no final do século XIX no Estado do Pará. Na capital, esse juizado cuidou de crianças e casos complexos de famílias desestruturadas que a ele foram apresentadas naquele contexto histórico. Identificamos que as fontes apresentadas nesse fundo oferecem não apenas detalhes sobre o cotidiano das crianças e das famílias, mas indicam as relações que se estabelecem entre os adultos e as crianças. Tais situações colocavam em pauta a necessidade de se transferir a autoridade sobre a criança para outro adulto ou instituição, levando à circulação desses sujeitos. Que critérios presidiriam as decisões tomadas por curadores e juízes, diante das disputas e mútuas acusações que confrontavam pais, avós, familiares e até mesmo indivíduos não aparentados? Impotentes, as crianças ficavam submetidas à vontade e aos desígnios dos juízes que decidiriam seus destinos. Este texto, também, aponta para as potencialidades da documentação como fonte para a história da família, da infância e da educação no Pará.

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Biografia do Autor

Elianne Barreto Sabino, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2009). Especialista em Educação, Cultura e Organização Social pela Universidade Federal do Pará (2010). Mestre em Educação (Currículo e Formação de Professores) pela Universidade Federal do Pará (2012). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará. Membro do grupo de pesquisa: Educação e Constituição do Sujeito ECOS/CNPQ. Coordenado pela professora Drª Laura Maria da Silva Araújo Alves e do Grupo de pesquisa José Veríssimo, coordenado pela professora Drª Sônia Maria da Silva Araújo. Sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação. Atualmente é professora substituta da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal.

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Publicado

2017-04-25

Como Citar

SABINO, Elianne Barreto. AUTOS DE TUTELA: UMA POSSIBILIDADE PARA COMPREENSÃO HISTÓRICA DA FAMÍLIA E DA INFÂNCIA NO PARÁ NO FINAL DO SÉCULO XIX. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 9, p. 7–17, 2017. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p7. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n9p7. Acesso em: 10 set. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS: Dossiê Infâncias na Amazônia: História, Cultura e Educação