A LITERATURA PARAENSE COMO FONTE PARA O CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DA INFÂNCIA NA AMAZÔNIA

Autores

  • Maria do Socorro Pereira Lima Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p82

Palavras-chave:

Literatura da Amazônia. História da Infância. Criança na literatura.

Resumo

A pesquisa de onde se originou este artigo se amparou num referencial teórico pautado na relação história e literatura (CHARTIER, 1999), no sentido de mostrar que a literatura paraense aparece como objeto possível ou necessário da investigação histórica da infância na Amazônia. Com essa intenção, o objetivo deste artigo é compreender a história da infância da Amazônia a partir da sua representação literária a partir de um corpus constituído de obras produzidas no estado do Pará no decorrer da primeira metade do século XX. Além disso, as reflexões advindas dessas obras visam contribuir com a ampliação das fontes documentais na constituição de um campo de formação específico sobre a história da infância na Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Pereira Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba. Graduada em Licenciatura Plena em Letras (Universidade Federal do Pará –UFPA). Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Português (PUC-MG). Mestrado em Educação, linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia (Universidade do Estado do Pará – UEPA). Doutorado em Educação, linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (Universidade Federal do Pará – UFPA). Atualmente coordena o Grupo de História da Educação da Criança na Amazônia Paraense(GHECAP) e integra como pesquisadora o Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito e Educação – ECOS, do Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA) e do grupo de pesquisa História da Educação na Amazônia – GHEDA/UEPA. Desenvolve projeto de pesquisa no campo da história da Infância e da educação da criança na Amazônia paraense e no campo da História da Educação no Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

LIMA, Maria do Socorro Pereira. A LITERATURA PARAENSE COMO FONTE PARA O CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DA INFÂNCIA NA AMAZÔNIA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 9, p. 82–92, 2017. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p82. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n9p82. Acesso em: 9 set. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS: Dossiê Infâncias na Amazônia: História, Cultura e Educação