ASPECTOS IDEOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NOS DISCURSOS DA REVISTA “A ESCOLA” (1900-1905)

Autores

  • Michelle Araujo de Oliveira Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Welington da Costa Pinheiro Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p93

Palavras-chave:

Discurso. Infância. Educação.

Resumo

Este artigo visa discutir alguns aspectos ideológicos sobre representatividade da mãe na educação e formação da criança e como essa infância era vista na sociedade do início do século XX. Para isso, serão analisados dois textos de duas edições da Revista “A Escola- revista official de ensino” veiculada na cidade de Belém do Pará nos de 1900 a 1905, tendo por finalidade a publicação de textos cujas temáticas eram voltadas à Educação do início do século XX. Por meio da Teoria de Análise do Discurso Bakhtiniana, este artigo propõe uma breve análise baseada nos postulados de Mikhail Bakhtin. Vários gêneros textuais estão presentes neste periódico e muitos deles abordam a Infância e a Criança. Isto aponta para a relevância de um estudo nos moldes da Análise do Discurso bakhtiniana na revista “A Escola”, uma vez que é possível encontrar aspectos discursivos como ideologia, representação dos sujeitos, polifonia, entre outros, os quais aludem ao público infantil, trazendo consigo algumas caracterizações discursivas que permitem compreender certa conceituação acerca da Criança da época. Na análise, pôde-se verificar que a mãe é vista como a principal responsável na educação familiar das crianças e como a ideologização dessa figura materna influencia diretamente na formação do ser criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Araujo de Oliveira, Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) desde o ano de 2016. Graduada em letras com Licenciatura plena em língua portuguesa pela Universidade Federal do Pará – UFPA (Belém/PA). Especialista em Metodologia do ensino de Língua Espanhola pela Faculdade ATUAL (Macapá/AP). Atua desde 2005 como professora de Língua Portuguesa e Redação, trabalhou na educação básica, pública e privada de 2009 a 2014. Atualmente, é professora efetiva - Dedicação Exclusiva - da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), atuando na área de Língua Portuguesa.

Welington da Costa Pinheiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2009) e em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2009). Mestre em Educação, linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade, pelo PPGED/UFPA (2013). Foi professor substituto do Curso de Educação Física, da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal (2013-2015), ministrando as disciplinas Didática aplicada à Educação Física, Estágio Supervisionado II, Fundamentos da Educação Física Infantil, Metodologia do Ensino da Educação Física, Avaliação Educacional, Metodologia Científica II e Metodologia Científica III. Foi professor do Curso de Especialização em Educação Física para a Educação Básica (2014), na Faculdade de Castanhal - FCAT, da disciplina;O jogo e o Lúdico no Ensino Fundamental;. É professor formador do Curso de Licenciatura em Educação Física - PARFOR/UFPA, atuando em Estágio Supervisionado. Atualmente, está cursado, em fase de defesa de tese marcada para janeiro 2017, Doutorado em Educação, linha de Educação, Cultura e Sociedade - PPGED/UFPA.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

OLIVEIRA, Michelle Araujo de; PINHEIRO, Welington da Costa. ASPECTOS IDEOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NOS DISCURSOS DA REVISTA “A ESCOLA” (1900-1905). @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 9, p. 93–103, 2017. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p93. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n9p93. Acesso em: 9 set. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS: Dossiê Infâncias na Amazônia: História, Cultura e Educação