O tema "trabalho" em livros didáticos

Autores

  • Clarice Lage Gualberto Universidade Federal de Minas Gerais – Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Palavras-chave:

literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

ste artigo apresenta uma análise de livros didáticos (LD)da educação básica (séries finais do ensino fundamental)com o objetivo de mostrar como o tema “trabalho” é abordado nos LD destinados a adolescentes e à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Assim, a partir do confronto dos principais objetivos da EJA e dos Parâmetros Curriculares Nacionais com o material produzido, foram levantadas algumas questões: a forma com que os LD abordam o tema “trabalho” contribui para a formação de um aluno independente e atuante na sociedade? Quais conceitos sobre trabalho são transmitidos por esses LD? O estudo teve como principal referência o roteiro utilizado por Faria (1995) para verificar a discussão do tema “trabalho” nos LD. Além disso, foi utilizado um
roteiro linguístico a partir de critérios amparados em autores como: M. M. Bakhtin / V.N. Voloshinov (2004), J.L. Fiorin (2007) e O. Ducrot (1987). Dessa forma, foi possível analisar a linguagem verbal, para alcançar possíveis sentidos produzidos pelos LD estudados. A análise dos materiais mostrou, principalmente, que o tema “trabalho” foi conceituado por ambos os livros de maneira muito atrelada ao capitalismo e ao dinheiro, restringindo e limitando possíveis discussões mais profundas e complexas sobre o assunto.


Palavras-chave: Trabalho. Educação. Livro didático.
Análise do Discurso.

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Publicado

2015-12-11

Como Citar

Gualberto, C. L. (2015). O tema "trabalho" em livros didáticos. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(25), 27–47. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/cadernoscespuc/article/view/11086

Edição

Seção

Dossiê: formação docente e ensino linguístico