PERCEPÇÕES EPIFÂNICAS
Palavras-chave:
Amor. Clarice Lispector. À sexta-feira. Luandino Vieira. O perfume. Mia Couto. Epifanias. Sentidos. Personagens femininas.Resumo
No escudo que fizemos dos concos "Amor" de Clarice Lispector e "À sexta-feira" de Luandino Vieira concluímos que a epifania das personagens femininas foi despertada pelo "olhar". Entretanto, parece-nos que a epifania poderia se dar também pelas outras formas de percepção, como o olfato, o tato, o paladar, que não somente a visão. No conto "O perfume" de Mia Couto, por exemplo, a personagem Glória tem um momento epifânico. E o que gerou essa epifania foi o taco com os cacos do vidro de perfume. No entanto, o próprio conceito de epifania já enfatiza o sentido da visão no processo perceptivo como principal elemento, quando diz que epifania é "revelação". O que se revela, revela-se aos olhos, portanto há o desprezo dos outros sentidos. Com isso, intentamos criar para o termo epifania um conceito que considere o caco, o olfato, o paladar e a audição, se não no mesmo, pelo menos num patamar mais próximo ao da visão. Isso nos auxiliaria na ligação de todos os sentidos perceptivos aos momentos de revelação das personagens femininas dos contos dos autores que citamos.
Downloads
Referências
CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma introdução.São Paulo: Educ, 2000.
COUTO, Mia. Estórias abensonhadas. Lisboa:Caminho, 1994.
LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
OLIVEIRA, Rosa de Souza. Olhares epifânicos; a epifania nos contos "Amor" de Clarice Lispector e "À sexta-feira" de Luandino Vieira. São Paulo: FFLCH-USP, 2000.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SANTAELLA, Lúcia. A percepção: uma teoria semiótica. São Paulo: Experimento, 1998.
SANT'ANNA, Afonso Romano de. Laços de família e Legião estrangeira. In: Análise estrutural de romances brasileiros. Petrópolis:Vozes, 1979.
VIEIRA, José Luandino. Vidas novas. Porto: Afrontamento, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.