PERCEPÇÕES EPIFÂNICAS

Authors

  • Rosa de Souza Oliveira Centro Universitário de Santo André, SP

Keywords:

Amor. Clarice Lispector. À sexta-feira. Luandino Vieira. O perfume. Mia Couto. Epifanias. Sentidos. Personagens femininas.

Abstract

No escudo que fizemos dos concos "Amor" de Clarice Lispector e "À sexta-feira" de Luandino Vieira concluímos que a epifania das persona­gens femininas foi despertada pelo "olhar". Entretanto, parece-nos que a epifania  poderia se dar  também  pelas outras  formas de  percepção, como o olfato, o tato, o paladar, que não somente a visão. No conto "O perfume" de Mia Couto, por exemplo, a personagem Glória  tem  um momento epifânico. E o que gerou essa epifania foi o taco com os cacos do vidro de perfume. No  entanto, o próprio  conceito  de epifania  já enfatiza o sentido da visão no processo perceptivo como principal ele­mento, quando  diz que epifania é "revelação". O que se revela, revela-se aos olhos, portanto há o desprezo dos outros sentidos. Com isso, inten­tamos criar para o termo epifania um conceito  que considere o caco, o olfato, o paladar e a audição, se não no mesmo, pelo menos num pata­mar mais próximo ao da visão. Isso nos auxiliaria na ligação de todos os sentidos perceptivos aos momentos de revelação das personagens femi­ninas dos contos dos autores que citamos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma introdução.São Paulo: Educ, 2000.

COUTO, Mia. Estórias abensonhadas. Lisboa:Caminho, 1994.

LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

OLIVEIRA, Rosa de Souza. Olhares epifânicos; a epifania nos contos "Amor" de Cla­rice Lispector e "À sexta-feira" de Luandino Vieira. São Paulo: FFLCH-USP, 2000.

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SANTAELLA, Lúcia. A percepção: uma teoria semiótica. São Paulo: Experimento, 1998.

SANT'ANNA, Afonso Romano de. Laços de família e Legião estrangeira. In: Análise estrutural de romances brasileiros. Petrópolis:Vozes, 1979.

VIEIRA, José Luandino. Vidas novas. Porto: Afrontamento, 1975.

Published

2017-05-11

How to Cite

Oliveira, R. de S. (2017). PERCEPÇÕES EPIFÂNICAS. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(11), 145–151. Retrieved from https://periodicos.pucminas.br/cadernoscespuc/article/view/14859