LITERATURA, HISTÓRIA E JORNALISMO NO PLANETA MINAS
Palavras-chave:
Sinais de vida no planeta Minas. Fernando Gabeira. Literatura. História. Jornalismo. Ficção e reportagem. A pântera de Minas. Mineiras. Gêneros literários. Espaço social da mulher.Resumo
"Literatura, História e Jornalismo no planeta Minas" analisa o livro Sinais de vida no planeta Minas, de Fernando Gabeira (1982), focalizando o processo narrativo que se constrói no diálogo entre a ficção e a reportagem, e entre a literatura e a sociedade. Considera-se que, ao entrelaçar o episódio Ângela Diniz, "a pantera de Minas", que ocupou a curta duração das manchetes dos jornais das décadas de 60 e 70, com a vida de outras mineiras famosas e míticas - Beja do Araxá, Chica da Silva de Diamantina, Olímpia de Ouro Preto e Tiburtina de Montes Claros -o romance propicia o estudo de questões referentes aos gêneros literários e ao espaço social da mulher.
Downloads
Referências
SILVA, Aguinaldo. O crime antes da festa, a história de Ângela Diniz e seus amigos. São Paulo: Lidador, 1977.
VASCONCELOS, Agripa. A vida em flor de Dona Beja. Belo Horizonte: Itatiaia, 1957.
VASCONCELOS, Agripa. Chica que manda. Belo Horizonte: Itatiaia, 1962.
GABEIRA, Fernando. Sinais de vida no planeta Minas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
CASTRO, Maria Ceres Pimenta Spínola. Criações e criaturas. Na tessitura da cena, a vida. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1997. p. 121-59.
ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário. Perspectivas de uma antropologia literária. Trad. Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.