LITERATURA, HISTÓRIA E JORNALISMO NO PLANETA MINAS
Keywords:
Sinais de vida no planeta Minas. Fernando Gabeira. Literatura. História. Jornalismo. Ficção e reportagem. A pântera de Minas. Mineiras. Gêneros literários. Espaço social da mulher.Abstract
"Literatura, História e Jornalismo no planeta Minas" analisa o livro Sinais de vida no planeta Minas, de Fernando Gabeira (1982), focalizando o processo narrativo que se constrói no diálogo entre a ficção e a reportagem, e entre a literatura e a sociedade. Considera-se que, ao entrelaçar o episódio Ângela Diniz, "a pantera de Minas", que ocupou a curta duração das manchetes dos jornais das décadas de 60 e 70, com a vida de outras mineiras famosas e míticas - Beja do Araxá, Chica da Silva de Diamantina, Olímpia de Ouro Preto e Tiburtina de Montes Claros -o romance propicia o estudo de questões referentes aos gêneros literários e ao espaço social da mulher.
Downloads
References
SILVA, Aguinaldo. O crime antes da festa, a história de Ângela Diniz e seus amigos. São Paulo: Lidador, 1977.
VASCONCELOS, Agripa. A vida em flor de Dona Beja. Belo Horizonte: Itatiaia, 1957.
VASCONCELOS, Agripa. Chica que manda. Belo Horizonte: Itatiaia, 1962.
GABEIRA, Fernando. Sinais de vida no planeta Minas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
CASTRO, Maria Ceres Pimenta Spínola. Criações e criaturas. Na tessitura da cena, a vida. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1997. p. 121-59.
ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário. Perspectivas de uma antropologia literária. Trad. Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.