As faces de um mundo grande e desencantado: uma visão psíquica do eu-lírico na poesia de Drummond

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2019n34p43-50

Palavras-chave:

Carlos Drummond de Andrade. Poema. Sujeito. Constituição psíquica. Mundo simbólico

Resumo

Desde o eu-lírico fragmentado de Infância, passando pelas “Sete faces” da multiplicidade do sujeito, até o lacunar “Mundo Grande”, desenha-se uma visão psíquica do eu-poético encenado nos referidos poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Por isso, a partir dessa poética, neste artigo, faz-se uma leitura da impossibilidade da realização do “ser”, que se refugia em outra ordem para vencer o mundo. Nesse sentido, não existe, para esse eu-lírico, uma sensação de “bem-estar”, pois a existência incomoda, ou seja, não há respostas e solução aos seus questionamentos existenciais. O eu-lírico, então, se entrega à necessidade do “excesso”, do vício, para lidar com a “realidade”, o que denota a anormalidade do indivíduo e a sua (in) capacidade de “sublimação”.

Portanto, no presente artigo, será feita uma leitura dos referidos poemas com vistas a perceber a multiplicidade da personalidade do sujeito poético, o qual, numa tentativa de autoanálise, supera, por meio da arte, a dor de estar no mundo. Por fim, o eu-lírico vai delinear as marcas de suas referências, ou seja, daquilo que o constituiu como sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jozelma de Oliveira Ramos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Programa de mestrado e doutorado em Letras da Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais - Linha de pesquisa: Identidade e alteraridade na Literatura

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do Mundo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia.São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENVENISTE, G. Da subjetividade da Linguagem. In: Problemas de Linguística Geral I. Tradução Maria da Glória Novak e Maria Luiza Néri. Campinas: Editora da Unicamp, 1991.

GOULART, Audemaro Taranto. Poética e gênese literária. In: Remate de males. Departamento de Teoria Literária IEL/UNICAMP, n.18 (1998), Campinas, 1998.

LIMA, Luiz (Org.). Persona e sujeito ficcional. In: Teoria da literatura em suas fontes, v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 955-987.

MEZER, Robert R. Psiquiatria Dinâmica. Tradução de Jurema Alcides Cunha. Porto Alegre: Globo, 1978.

PALMIER, Jean Michel. Lacan. Tradução de Edson Braga de Souza. São Paulo: Melhoramentos, 1977.

SAID, Roberto. Nonada: Filosofia, Memória e Identidade em Drummond. In: ALETRIA: revista de estudos de literatura, v.18, dez 2008. Belo Horizonte: POSLIT, Faculdade de Letras da UFMG, 2008.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

Ramos, J. de O. (2019). As faces de um mundo grande e desencantado: uma visão psíquica do eu-lírico na poesia de Drummond. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (34), 43–50. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2019n34p43-50

Edição

Seção

Ensaios